Mercado: Banco espanhol anuncia entrada no mercado de cartões. Acionistas dos concorrentes comemoram, na bolsa!
Ato: Banco espanhol anunciava, quinta-feira (18/03), sua pomposa entrada no mercado brasileiro de credenciamento de lojistas para transações de cartões de crédito e débito.
Efeito reverso: Ações da Cielo e da Redecard, concorrentes da parceria dos grupos Get/Net, dispararam na Bolsa com planos do Santander para o setor de cartões.
O Paradoxo: Os acionistas elouqueceram? Não, apenas sorriram com a fraca manobra de mercado empreendida pelo banco espanhol.
Simples: As empresas do setor de cartões foram o grande destaque da bolsa no pregão de ontem(18). Os papéis da Cielo chegaram a subir 8%, enquanto as ações da Redecard apresentaram valorização acima de 6%.
Contraditório? Só, aparentemente. O efeito reverso explica-se pelo anúncio detalhado da entrada do banco espanhol no setor de cartões.
A expectativa do mercado era de que o grupo adotasse uma estratégia agressiva para tirar mercado das concorrentes, mas não foi essa a conclusão que os analistas chegaram após o anúncio.
“O banco espanhol deixou claro que não quer ganhar mercado reduzindo taxas”, avaliou uma analista de mercado. Segundo ela, o medo de que a entrada de novos competidores piorasse os resultados da Cielo e da Redecard prejudicou o desempenho dos papéis dessas companhias nos últimos meses.
“Agora que os investidores viram que o plano do banco espanhol não é ganhar mercado a qualquer custo, as ações se recuperaram”, concluiu.
O Paradoxo: Os acionistas elouqueceram? Não, apenas sorriram com a fraca manobra de mercado empreendida pelo banco espanhol.
Simples: As empresas do setor de cartões foram o grande destaque da bolsa no pregão de ontem(18). Os papéis da Cielo chegaram a subir 8%, enquanto as ações da Redecard apresentaram valorização acima de 6%.
Contraditório? Só, aparentemente. O efeito reverso explica-se pelo anúncio detalhado da entrada do banco espanhol no setor de cartões.
A expectativa do mercado era de que o grupo adotasse uma estratégia agressiva para tirar mercado das concorrentes, mas não foi essa a conclusão que os analistas chegaram após o anúncio.
“O banco espanhol deixou claro que não quer ganhar mercado reduzindo taxas”, avaliou uma analista de mercado. Segundo ela, o medo de que a entrada de novos competidores piorasse os resultados da Cielo e da Redecard prejudicou o desempenho dos papéis dessas companhias nos últimos meses.
“Agora que os investidores viram que o plano do banco espanhol não é ganhar mercado a qualquer custo, as ações se recuperaram”, concluiu.
Tato de Macedo
Direto da Redação do CT
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