Consumidor: As contas e as correntes
Responsabilidade Social dos Bancos
Estudo realizado pelo Idec em 2007 e divulgado em início de 2008 apontou, entre outras conclusões, que o consumidor ainda enfrentava problemas básicos junto aos bancos; as oito instituições avaliadas também não possuíam práticas socioambientais que correspondesem à propaganda.
A pesquisa, com 69 questões, avaliava também a atuação dos bancos em relação aos trabalhadores e ao meio ambiente. Juntamente com o bloco de questões “Consumidores” (que representou 40% da nota final), os blocos “Trabalhadores” e “Meio Ambiente” (com 30% da nota cada) compuseram as notas utilizadas na pontuação.
O bloco de quesitos denominado “Consumidores” baseou-se em resultados de cinco pesquisas de campo, publicadas na Revista do Idec ao longo de 2007; já os outros dois blocos foram elaborados a partir de respostas das próprias instituições.
Introdução
Portadores de deficiência: ninguém cumpre a lei
Meio ambiente pela metade
O que é responsabilidade socioambiental
As notas e os conceitos da avaliação
Consumidor ainda é maltratado
Mais rigor
Seminário na FGV apresentou pesquisa
Introdução
Portadores de deficiência: ninguém cumpre a lei
Meio ambiente pela metade
O que é responsabilidade socioambiental
As notas e os conceitos da avaliação
Consumidor ainda é maltratado
Mais rigor
Seminário na FGV apresentou pesquisa
Também em 2008, com o apoio da Oxfam Novib, o Idec lançou uma campanha denominada “Responsabilidade social dos bancos é também respeito ao consumidor”, na qual conclamava o consumidor a enviar cartas ao Ministro da Fazenda, Guido mantega, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, exigindo, entre outras coisas, que as regras sobre tarifas então publicadas (março de 2008) fossem melhoradas, mediante processo de consulta pública, permitindo a participação dos dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
A campanha reclamava, ainda, do simulacro de transparência que foi o estabelecimento, pelo Banco Central, da obrigatoriedade de todo banco oferecer um pacote padronizado de serviços, exatamente com a mesma quantidade de serviços, de modo que o consumidor pudesse comparar todos os bancos. Como o preço deste pacote estava liberado, todos os bancos o fixaram em patamares muito altos e com menos serviços que os outros pacotes oferecidos, o que resultou na completa ineficácia do mecanismo de comparação.
Veja o filme da campanha:
Fonte: Idec.org
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