Cotas para brancos: Que lógica é essa?
Cotas para brancos de olhos azuis, PODE!
Que lógica seria essa?
Ora, direis: é a lógica centro-direita, linear e perversa, que visa manter velhos privilégios de uma oligarquia arcaica, abjeta e retrógrada que não se cansa de açambarcar direitos universais de acesso ao ensino superior público (e de qualidade).
Para quê? Ora, para a manutenção das desigualdades sociais tão propaladas no Brasil. Senão, observem por favor essa radiografia socioeconômica no perfil de alunos que ingressam nas faculdades públicas. Públicas significa subsidiadas com o dinheiro do contribuinte:
Questionário de Avaliação Sócio-Econômica - Matriculados
Total Geral das Carreiras
7. Onde você realizou seus estudos de ensino médio?
2360 (20.7%) - Só em escola pública (Estadual ou Municipal)
352 (3%) - Só em escola publica federal
8162 (71.6%) - Só em escola particular
172 (1.5%) - Maior parte em escola pública
267 (2.3%) - Maior parte em escola particular
31 (0.2%) - Metade em escola pública, metade em escola particular
33 (0.2%) - Em supletivo ou madureza
20 (0.1%) - No exterior (qualquer tipo de escola)
Do total de 11502 candidatos que prestaram vestibulares em instituições públicas, 11397 (99%) responderam a questão.
Fonte: MEC
Fonte: MEC
Comentários: Irônico que, nesse ponto ninguém toca, todos convergem: seja os medalhões do PiG que usufruem dessas benesses, seja os dissidentes do PiG que omitem (pelo mesmo motivo) essa triste e perversa realidade.
- Cotas para pobres e negros é racismo. Mas as cotas para os brancos e ricos (72%) é só uma questão de mérito (sic). Se for ruivo, então…Nassifú que o diga !
Ahh…quem se incomoda com isso? O mundo é injusto mesmo, liga a tv e "vamo assisti" BBB, não é mesmo?
Comentários
Quem estudou em escolas particulares, muitas vezes até se gabando disso, que continue seus estudos em universidades privadas.
Temos que acabar com essa maldade de ricos estudarem em boas universidades públicas enquanto os pobres, quando conseguem, estudam em caras e as vezes deficientes universidades particulares, muitas das quais de propriedade de políticos corruptos.
Entendo que uma vez adotado, esse sistema além de corrigir injustiças gritantes do tipo paga quem não pode, até ajudaria a melhorar o ensino básico e médio público.