Copenhague: Quem dará o primeiro passo à frente

Clima                                                                                             

Os bancos não estão contribuindo o quanto poderiam no combate às mudanças climáticas. A informação consta de relatório divulgado na quinta dia 10 em Copenhague, durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP-15). A COP-15 reúne representantes de todo o mundo que até o dia 18 de dezembro discutem na Dinamarca um novo acordo para redução das emissões de gases de efeito estufa.

O relatório A Challenging Climate 2.0; What Banks Must do to Combat Climate Change, assinado pela rede internacional BankTrack, mostra que grande parte da responsabilidade pelo sucesso das políticas de proteção ao clima depende da forma como os bancos vão alocar seus investimentos agora e no futuro. “Bancos comerciais estão numa posição única: podem intensificar o uso de energia baseada na queima de combustíveis fósseis ou catalisar os esforços necessários em eficiência e tecnologia para atingir uma sociedade de baixo carbono”, diz o documento.

“Não falta aspiração e discurso da parte dos bancos sobre mudanças climáticas; o que está faltando é agir sem se esquivar das decisões difíceis. Por exemplo, abandonar o financiamento da extração de combustíveis fósseis e focar em fontes renováveis de energia”, diz Johan Frijns, coordenador da BankTrack, que no Brasil é representada pelo Programa Eco-Finanças da ONG Amigos da Terra.

Quatro passos – Além de mostrar a necessária mudança de rumo, o relatório aponta quatro passos que devem ser seguidos para que os bancos façam sua parte: o primeiro é não financiar mais atividades que contribuam para as mudanças climáticas, como termelétricas, extração de carvão, petróleo e gás, além de práticas ineficientes na agricultura, florestas e transporte. O segundo é condicionar a cessão dos financiamentos à responsabilidade do credor com a minimização da emissão de gases.

O terceiro ponto é financiar o desenvolvimento e uso de tecnologia verde e processos produtivos amigáveis ao clima e o quarto define que os bancos não devem financiar as chamadas “falsas soluções” como o mercado de carbono, energia nuclear, hidroeletricidade em larga escala e captura e estocagem de carbono.

Além disso, os bancos só devem aprovar projetos de biocombustíveis que tenham emissão no mínimo 80% menor que o equivalente dos combustíveis fósseis. De acordo com o BankTrack, essas “falsas soluções” não só contribuem pouco para a redução de emissões e atrasam o desenvolvimento de tecnologias limpas, como podem causar impactos em populações tradicionais nos países do hemisfério sul.

Leia mais

> Para os colonistas que adoram pagar uma de americanóide, podem encontrar a íntegra do relatório - em inglês, a língua pátria dos tupininquins apátridas.


Comentários: Oportuno lembrar o vídeo-documentário A Ilha de Páscoa (disponível no endereço: mms://200.145.160.227/webtv/Programas/Documentario/a_ilha_de_pascoa_19m_48s.wmv) de recém formandos do curso de jornalismo da UNESP que expõe, de certa maneira, as ambiguidades das questões ambientais quando se trata das responsabilidades de cada cidadão consumidor em relação ao meio em que vive. 

Mais: ningúem pasma ao discutir os tais efeitos do aquecimento com tanta fleuma  sem enxergar os males que os donos do capital causaram (e causam) à natureza, e , após discussões idealistas, entram em suas limosines ou pick-ups 4x4 (podem reparar que todo manézão da classe mérdia tem um, devendo até os olhos da cara aos bancos para poderem bancar suas ostentações) e entupirem as vias públicas com suas jeringonças fumegantes. 

Como diz o Chávez, como discutir questões ambientais etc. e gene e tal se cada cidadão das grandes cidades age como um idiota que reclama do trÂnsito, mas não percebe que é ele quem faz o trânsito, e polui o meio ambiente por pura idiotice, simples assim. Mais da metade dos moradores metropolitanos optam pelo transporte individual que custa caro à saúde pública, à sociedade e ao meio ambiente.

Transportando a epifania para a questão ambiental, como resolver a questão se esses mesmos camaradas não se percebem como principais sujeitos da degradação do planeta? Direta, ou indiretamente, são. E ninguém vai a lugar nenhum se não mudar a matriz enérgtica das economias globalizadas. Quem dará o primeiro passo à frente? 

Esqueçam. O Planeta tem pouco mais de 50 anos de "hospitalidade" pela frente, depois será terreno inóspito. Parece que a hecatombe universal far-se-á pela ignorância dos homens, e não de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)