Sustentabilidade: Nova carteira ISE da Ibovespa registra aumento

Responsabilidade Ambiental

Nova carteira do ISE reúne maior número de empresas e setores


Mudança na metodologia diminui a concentração setorial do indicador
 

A partir do dia 1º de dezembro de 2009, entrará em vigor a quinta carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador composto por ações de empresas que apresentam alto grau de comprometimento com práticas de sustentabilidade e governança corporativa.

A nova carteira, que vai vigorar até 30 de novembro de 2010, reúne 43 ações de 34 companhias. Elas representam 15 setores e somam R$730 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 32,21% do valor de mercado total das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 24/11/2009). Três setores estão ingressando no índice: construção civil, seguros, e máquinas e equipamentos.

Das 28 empresas que constavam na carteira anterior, 26 foram selecionadas também para a nova carteira. As oito que ingressam agora e não estavam na anterior, são: Copel, Even, Itausa, Indústrias Romi, Redecard, Sul America, Usiminas e Vivo.
Nova carteira - 2009/2010
 
AES Tiete
Cemig
Dasa
Energias Br
Inds Romi
Redecard
Tim Part S/A
Bradesco
Cesp
Duratex
Even
Itausa
Sabesp
Tractebel
Brasil
Coelce
Eletrobras
Fibria
Itauunibanco
Sul America
Usiminas
Braskem
Copel
Eletropaulo
Gerdau
Light S/A
Suzano Papel
Vivo
BRF Foods
CPFL Energia
Embraer
Gerdau Met
Natura
Telemar
 
 
Carteira anterior - 2008/2009
 
AES Tiete
Cesp
Eletropaulo
Itauunibanco
Suzano Papel
Bradesco
Coelce
Embraer
Light S/A
Telemar
Brasil
CPFLEnergia
Energias BR
Natura
Tim Part S/A
Braskem
Dasa
Fibria
Odontoprev
Tractebel
Celesc
Duratex
Gerdau
Sabesp
BRF Foods
Cemig
Eletrobras
Gerdau Met
 
 
A composição inicial da carteira anterior contava com 38 ações, emitidas por 30 empresas de 12 setores, totalizando, em 01/12/2008, R$372 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 30,7% da capitalização total da BM&FBOVESPA. Devido a fusões e aquisições no período, atualmente, é composta por 36 ações, de 28 empresas, uma vez que Sadia e Perdigão passaram a ser representadas por BRF Foods e Itaú e Unibanco por Itauunibanco. A VCP, por sua vez, foi substituída pela Fibria.

A ampliação da nova carteira reflete a crescente preocupação das empresas com o desenvolvimento de uma sólida cultura interna de sustentabilidade, que exige comprometimento e aperfeiçoamentos contínuos na busca de soluções que tragam os melhores resultados para toda a sociedade.


Nova Metodologia

A nova carteira contempla mudanças na metodologia, que limitam a 15% a participação no índice por setor econômico. O objetivo é a redução da concentração setorial que era gerada pela fórmula de cálculo anterior, em que o limite de participação podia chegar a 25% por empresa.

Veja como ficou a nova distribuição setorial:


As companhias participantes da nova carteira do ISE foram selecionadas entre as 51 empresas que responderam ao questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). O questionário foi enviado a 137 empresas emissoras das 150 ações mais líquidas da BM&FBOVESPA.

Sobre o ISE

O ISE foi criado em dezembro de 2005 e formulado com base no conceito internacional Triple Bottom Line (TBL), que avalia, de forma integrada, elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Aos princípios do TBL foram adicionados outras três dimensões: governança corporativa, características gerais e natureza do produto.

O índice reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Foi criado para se tornar referência para o investimento socialmente responsável e também indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. É calculado pela BM&FBOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as 150 mais negociadas no pregão em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.

O Conselho do ISE é presidido pela diretora de sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sônia Favaretto. Além da Bolsa, é composto pelas seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente.

Confira a carteira para o novo período.


Clique aqui, para download do arquivo MP3 da Teleconferência

Para saber mais sobre a metodologia e composição do ISE clique aqui.

Fonte:  Site BM&FBOVESPA

O Mercado de Ações
 

Conheça os princípios básicos de como investir em ações de uma forma simples e direta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)