Olimpíadas: Sim, nós podemos. Deu Brasil-sil-sil!

Lula diz que sediar Olimpíada é sonho

Instale o Flash Player para assistir a este vídeo

Presidente do Brasil discursa e fala sobre a superação da crise mundial, a torcida dos brasileiros e a paixão do povo pelo esporte.

Rio-2016: Assista ao vídeo de apresentação

Instale o Flash Player para assistir a este vídeo

Imagens mostram a beleza da cidade candidata.

Ministro se emociona com apresentação

Instale o Flash Player para assistir a este vídeo
Orlando Silva, ministro dos Esportes, se diz otimista com candidatura carioca e destaca discurso do presidente Lula.

Sem Chicago e Tóquio, disputa para sede da Olimpíada de 2016 fica entre Rio e Madri

Eleição em Copenhague terá o resultado divulgado às 13h30 (horário de Brasília)

Do R7
    Charles Dharapak/Reuters
    Foto por Charles Dharapak/Reuters
    Veja imagens do congresso em Copenhague

    Lula e Pelé se encontram com o rei da Espanha, Juan Carlos II, antes do início das apresentações

    A disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016 está entre Rio de Janeiro e Madri.

    A votação já foi feitadurante evento do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, Copenhague, na Dinamarca, mas o resultado oficial só será divulgado às 13h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2).

    A despeito da presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a cidade de Chicago, seu berço político, foi a primeira a ser eliminada na votação.

    Como nenhuma das outras candidatas obteve mais de 50% dos votos, foi realizado então um segundo turno, no qual Tóquio, no Japão, ficou em terceiro lugar e acabou também eliminada. Foi feita em seguida a eleição definitiva, mas o COI só fará o anúncio mais tarde.

    As duas apresentações tiveram um apelo emocional mais cedo, nesta sexta-feira (2). Enquanto os brasileiros lembraram o ineditismo da Olimpíada na América do Sul, os espanhóis tiveram o decano Juan Antonio Samaranch, 89 anos, ex-presidente do COI, pedindo os Jogos como uma espécie de presente no fim de sua vida.
    As duas cidades se envolveram em polêmica nos últimos dias, depois que um dirigente espanhol pôs em dúvida a capacidade do Brasil de organizar um grande evento. Os organizadores da campanha carioca fizeram um protesto formal ao COI, já que críticas a outras candidaturas são proibidas pelo regulamento.


    Sorria, rio: Rio promete fazer história nos Jogos de 2016


    A Olimpíada-2016 é do Rio de Janeiro; Chicago nem chegou à final

    Candidatura carioca, favoritíssima, disputou a final com Madri, que chegou como "zebra"


    Dessa vez não teve para ninguém, a Olimpíada-2016 é do Rio de Janeiro!


    Não havia como derrotar a cidade brasileira depois da apresentação das quatro candidatas nesta sexta-feira (2), em Copenhague, na Dinamarca. Os delegados da candidatura carioca mostraram claramente que queriam a Olimpíada-2016, ao contrário dos representantes das outras cidades, que não foram tão fortes na hora de mostrar sua vontade em receber os Jogos. Entre os defensores da candidatura do Rio, sobrou entusiasmo, principalmente por parte do presidente Lula, que garantiu poder abraçar o evento, além de exibir emoção ao apontar os cinco aros olímpicos.

    - Ali vejo meu país. Gente do mundo todo, orgulhosos da origem, e de serem brasileiros.



    A eleição da sede olímpica foi o final de um processo que durou anos de investimento em favor do Brasil pelos cinco continentes. E que, nos últimos dois, teve o presidente Lula totalmente engajado, aproveitando reuniões de cúpulas internacionais para falar da candidatura carioca.

    Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e um dirigente com mais de 30 anos de experiência em política esportiva, correu atrás de votos de cada um dos eleitores, em seus países, e em muitos deles ainda levou atleta brasileiros que tinham a ver com locais relacionados a suas modalidades, como Adriana Behar, do vôlei de praia, que foi a Bali, e Isabel Swan, velejadora que foi à Nova Zelândia. Além, claro, de Pelé, que se encarregou da América Central e da África.

    Nuzman também teve outro ponto muito forte a favor de seu trabalho: fez parte da comissão de avaliação das candidatas à Olimpíada-2008, correndo todas as cidades e observando pontos fracos e fortes, além dos pontos que pareciam favoráveis a seus colegas membros do COI (afinal foi Pequim a eleita).

    Rio de Janeiro vence Madri

    Instale o Flash Player para assistir a este vídeo
    Rio será sede dos Jogos Olímpicos de 2016
    Assim, desta vez o Rio de Janeiro saiu da "rabeira" na primeira avaliação do COI, quando teve apontados problemas de segurança, transporte e acomodações para chegar à reta final com soluções propostas e favorita na corrida olímpica. 


     
    Redação com R7

    Comentários: 
    • Samaranch, ex-presidente do COI de 89 anos, disse aos colegas do Comitê que "queria ver a Olimpíada em Mandri, antes de morrer". 
    • Espero que não morra antes de 2016, para poder ver as Olímpiadas 2016, no Rio.   

    • Porque se a vitória pertence, em sua grande parte à Lula, também é do povo.
     Dá-lhe Brasil!



      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

      Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

      Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)