Mudanças Climáticas: O nó dos "Verde$"

Meio-ambiente

Novo Portal sobre mudanças climáticas 
 
Vídeo da Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA), conhecida como TicTacTicTac que pretende sensibilizar os governos de países-chave em todo o mundo, para a COP-15, Conferência do Clima, a ser realizada no próximo mês de dezembro, em Copenhague.

Pesquisadores e jornalistas ganharam uma nova fonte de informações sobre mudanças climáticas: um portal multimídia com informações atualizadas em relação ao tema.

Além de textos, o portal disponibiliza fotografias, vídeos, áudios e artigos. Criado em parceria entre a Embaixada do Reino Unido no Brasil, o Conselho Britânico e a Agência de Notícia dos Direitos da Infância (Andi), o site foi inaugurado em 1º de dezembro, dia da abertura da 14ª Conferência das Partes (COP 14) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na Polônia.

O conteúdo abrange desde os conceitos e definições científicos até as políticas públicas necessárias para se minimizar os efeitos das mudanças climáticas, o que acentua a característica multidisciplinar do assunto.

Construções sustentáveis: oportunidades no mercado verde 

O setor da construção civil começou a pensar no potencial das edificações sustentáveis, dando alguns passos nessa agenda. A importância dessa iniciativa se deve ao fato de que cerca de 40% das emissões de CO2 no mundo são causadas por edifícios. No Brasil, as construções consomem 44% da energia gasta no país, sendo que 22% acontece em uso residencial, 14% em comercial e 8% em prédios públicos.

Além de contribuir para a redução das emissões de gases estufa, o emprego da sustentabilidade na construção gera economia tanto para o bolso das construtoras como do consumidor. De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) a sustentabilidade nas construções, pode render uma economia de 40% de água e 30% de eletricidade. Para esse resultado, basta investir de 3 a 5% do valor do imóvel em tecnologias ambientalmente saudáveis.

Como parte das iniciativas do Governo Federal
para estimular o setor, o lançamento, em abril de 2009, do programa Minha Casa, Minha Vida, destinou um total de R$ 34 bilhões para a construção de um milhão de residências.

Segundo a CBCS, o Brasil pode ter muito mais resultados, pois boa parte da tecnologia necessária para que o setor da construção civil no país adapte e mitigue as mudanças climáticas já existe. O que falta é disseminação de conhecimento e informação, tanto para o publico consumidor, quanto para as incorporadoras, construtoras e administradoras prediais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)