Imprensa: A Batalha da Mídia
Dica de Leitura
Quarta capa:
Virginia Fontes, no prefácio do livro
Além de excelente biógrafo (O velho Graça, Vianinha, cúmplice da paixão e O rebelde do traço: a vida de Henfil), Dênis de Moraes é um dos mais lúcidos analistas brasileiros dos fenômenos da comunicação de massa.
Com base nos conceitos de Antonio Gramsci, o brilhante pensador marxista italiano, Dênis nos mostra que devemos analisar a comunicação como um campo de luta entre diferentes propostas hegemônicas, relacionando-as com os combates que têm origem na totalidade social.
Neste seu novo livro, além de instigantes reflexões sobre os problemas da mídia no mundo contemporâneo, Dênis nos fala sobre as batalhas hegemônicas que, na arena da comunicação, têm tido lugar em nossa América Latina. Um tema que diz respeito a todos os que se interessam não só pelos problemas da mídia, mas pelas questões centrais de nosso tempo.
Carlos Nelson Coutinho
“A batalha da mídia ajuda na reflexão sobre o papel da mídia no Brasil e em toda a América Latina e põe foco em uma questão crucial para a democracia: o monopólio da informação.
- Maurício Dias, Carta Capital
“Um livro valioso para quem queira se inteirar melhor do que está acontecendo neste momento na América Latina. E também importante para aqueles que estão em busca de instrumentais mais consistentes para analisar fenômenos da comunicação social, entregues nas últimas décadas a teorias frágeis e reducionistas.”
- Laurindo Leal Filho, para o Le Monde Diplomatique Brasil
“Um livro fundamental para se entender a atuação dos meios de comunicação na América Latina”
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Luiz Carlos Azenha, blog “Vi o mundo” - “A batalha da mídia é batalha pelas consciências. Já não é possivel saber se a luta começa na rua, e vai para as telas e páginas dos jornais. Ou se a luta começa nas telas e nas páginas e depois segue para as ruas. É disso que trata o livro de Dênis de Moraes.”
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Rodrigo Vianna, blog “Escrivinhador” - “As ações [pela democratização da comunicação] têm se concentrado em duas frentes: o estabelecimento de marcos regulatórios capazes de impedir a concentração dos meios de comunicação e o estímulo ao surgimento e fortalecimento de veículos contra-hegemônicos, capazes de oferecer alternativas informativas e culturais às populações da região. Sobre esse processo vale a pena ler o recém-lançado livro A Batalha da Mídia, do professor Dênis de Moraes. Ele traça um panorama atualizado dessa nova realidade latino-americana.”
- Laurindo Leal Filho, Carta Maior
- “Uma profunda convicção democrática transparece em cada frase deste livro, e demonstra como somente uma reflexão crítica permite pensar a participação política como luta de classes, exigindo avanços plenos para a grande massa de trabalhadores num mundo crescentemente dominado por grandes conglomerados.”
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