Trabalho x Capital: Banqueiros negam 1% de aumento e bancários continuam em greve!

Deu no

Icone de Brasil Brasil

publicado em 28/09/2009:

Greve dos bancários continua e entra no seu 5º dia

  • Bancários querem aumento real de salário e não aceitam proposta de 4,5% feita pelos bancos, que reduz a já achatada renda mensal do trabalhador de 30% nos últimos 10 anos.
Do R7

A greve dos bancários entrou no seu quinto dia nesta segunda-feira (28) e o sindicato pede que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) volte a negociar. Eles querem um aumento real de salário e não aceitam a proposta de 4,5% de reajuste oferecido pelos bancos, porque esse porcentual garante apenas a reposição da inflação passada, algo que ocorre há mais de 10 anos corroendo o poder de compra da categoria em 30%.

Os bancários pedem ainda garantia de emprego para se proteger de eventuais demissões por causa de fusões das instituições, como a do Itaú com o Unibanco. Um balanço nacional da greve deve sair por volta das 12 horas.



Greve continua e bancários cobram volta de negociações
Trabalhadores completam na segunda (28) cinco dias de paralisação por tempo indeterminado. Assembleia é às 17h


São Paulo - O Comando Nacional dos Bancários enviou no sábado 26 ofício à federação dos bancos (Fenaban) cobrando a retomada das negociações a partir desta terça-feira 29. O envio da carta foi decidida durante reunião realizada no mesmo sábado.

No documento, os trabalhadores reafirmam as reivindicações da categoria por aumento real de salário, PLR maior, valorização dos pisos, política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos.

> Acompanhe as notícias da Campanha pelo Twitter
> Receba diariamente a newsletter com as notícias da Campanha
> Cadastre-se para receber notícias direto em seu celular

  • “Os bancários entraram em greve após rejeitar proposta rebaixada da Fenaban. A paralisação tem como objetivo provocar a retomada das negociações com proposta dos banqueiros que corresponda às reivindicações dos trabalhadores (4,5% PP* + 4,5 PFP* + 1% AR*), os quais ajudaram a construir o resultado dos setor que mais lucra no país, diz o presidente do Sindicato Luiz Cláudio Marcolino, que faz parte do Comando.

5º Dia - A greve nacional por tempo indeterminado da categoria entrou na segunda 28 em seu quinto dia. A partir das 17h, na Quadra – Rua Tabatinguera, 192, Sé – haverá nova assembléia para decidir os rumos do movimento.

> Confira as principais orientações do Sindicato para a greve
> Veja o local mais próximo e dê sua força na greve

Veja a íntegra da carta enviada pelo Comando Nacional à Fenaban

São Paulo, 26 de setembro de 2009

Ao Sr. Magnus Apostólico
Superintendente de Relaçõ
es do Trabalho da Fenaban

Considerando que ainda não recebemos respost
a ao ofício que encaminhamos a V.Sa. no dia 18 de setembro manifestando o posicionamento do Comando Nacional dos Bancários de rejeitar a proposta apresentada pela Fenaban no dia anterior e solicitando uma nova proposição para que pudéssemos avançar nas negociações;

Considerando que as assembléias gerais da categoria em todo o país ratificaram a posição do Comando Nacional de rejeitar a proposta por considerá-la insuficiente, decidindo deflagrar a greve por tempo indeterminado;


Considerando que V.Sa. tem afirmado pela imprensa estar preocupado com a "falta de negociação" e que o Comando "tem de dizer o que tem de
melhorar";

O Comando Nacional dos Bancários, reunido em São Paulo na tarde deste sábado, 26 de setembro, reafirma que a proposta para atender às necessidades dos trabalhadores precisa contemplar aumento real de salário, melhoria da PLR, valorização dos pisos salariais, uma política de preservação dos emp
regos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos.

Diante do exposto, o Comando Nacional dos Bancários se coloca à disposição desta entidade patronal para retomar as negociações a partir desta terça-feira, 29 de setembro, e aguardamos sua manifestação.

Jair Rosa - 28/09/2009

Fonte: SPBancários.com.br

* PP = Perdas Passadas, segundo índice do IPCA
*PFP=Perdas Futuras Projetadas, segundo BACEN
* AR= Aumento Real


Comentários:
O Brasil é o único país no mundo, cujos bancos não apresentam resultados deficitários desde os anos de chumbo, não importando qual o cenário econômico.

No entanto, este é o setor que ao longo dos últimos 10 anos retira poder de compra dos trabalhadores, com redução
real de 30% sobre suas rendas, segundo dados do DIEESE.

Isto você não lerá, verá ou ouvirá em nenhum veículo de comunicação tupininquim, pois são todos (sem exceção) financiados por esses banqueiros avarentos. Quem defende banqueiro BANDido, por omissão ou conivência, também é BANDido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)