Uma verdade conveniente

"É do povo"

Um dos criadores do Próalcool, Bautista Vidal defende controle estatal

Referência na área energética, um dos idealizados do Próalcool, programa que colocou o Brasil na vanguarda da tecnologia de biocombustíveis, o físico José Walter Bautista Vidal participou de reuniões definidoras do modelo de exploração do pré-sal. E esteve no anúncio oficial, na segunda-feira 31. Segundo o físico, o modelo, considerado excessivamente estatizante por muitos, é correto."A riqueza pertence ao povo", afirma.

Em entrevista a Sérgio Lírio, o físico viu suas recomendações refletidas no projeto do governo Lula, conforme íntegra abaixo aduzida:

CC: No evento do pré-sal, o presidente Lula disse que a descoberta poder uma dádiva ou uma maldição. O que o senhor acha?

Vidal:É um jogo de palavras. Não há dúvidas de que se trata de uma dádiva. É uma riqueza enorme que vai favorecer o povo brasileiro, se forem tomados os devidos cuidados para que realmente isso aconteça. Agora, você sabe que as coisas, quando são grande às vezes dão em maldição (risos).

CC: O que o senhor achou do modelo proposto?

Vidal: Achei o modelo certo, pois a Constituição diz que as reservas de petróleo são da União, do povo. E a única coisa que realmente representa um povo é a empresa estatal. Por isso, concordo com a criação da Petrosal. A petrobras foi criada pelo Getúlio Vargas como uma empresa estatal e o Fernando Henrique Caridoso, em um só dia vendeu 40% aos americanos. Hoje, a Petrobras tem 67% das suas ações preferencias nas mãos de estrangeiros. Não é mais uma empresa estatal. Então, a Petrobras não poderia ficar com tudo, pois aí grande parte da riqueza seria apropriada fora do País. Mas como a empresa tem a melhor tecnologia do mundo em prospecção em grandes profundidades marítimas e foi ela que descobriu esses campos, acho correto contratá-la para fazer o serviço. O modelo anunciado pelo Lula, aliás, lembra-me muito decisões tomadas pelo Getúlio.

CC: É mesmo?

Vidal: O Getúlio criou uma estatal, a Petrobras. Hoje ela não o é mais, mas já foi. E o Lula não fez mais do que propor a criação de uma estatal. E tem todas as condições de se sair vitorioso. Se os princípios da soberania forem respeitados, não há dúvida de que terá sido o melhor caminho. Ao entregar a uma estatal, o governo pode garantir que esta defenda o interesse nacional. Assim você obedece a Constituição, que diz que o petróleo pertence ao povo, e não a fere. Ele repetiu o Getúlio, em condições diferentes e melhores. As condições brasileiras hoje são superiores, somos uma nação muito mais importante. Confesso que desconfiava do Lula, mas ele fez o que eu esperava. Gostei.

CC: O senhor achava que ele iria ceder?

Vidal: Ele tem cedido em tantas coisas não é mesmo? Mas nisto ele não cedeu, segurou as pontas. Até fui ao lançamento do modelo por reconhecer que ele agiu de forma correta. Caso contrário, não iria. Sempre defendia a tese que ele seguiu. Fui um dos que o ajudaram a tomar essa decisão.

CC: O senhor se reconheceu no projeto?

Vidal: Sim, sem dúvida. Estou com essa ideia há bastante tempo. Outra saída seria nacionalizar a petrobras, comprar as ações que estão nas mãos dos estrangeiros vendidas pelo príncipe dos sociólogos (FHC), o maior traidor da pátria. Instrumentos existem. Basta o governo querer fazê-lo.

- A Sérgio Lírio

Fonte: Carta Capital - ed.562; pg. 31

Comentário meu: Espero que Lula tenha lido essa entrevista concedida a Carta Capital, e reflita sobre a última resposta dada pelo prestigioso físico brasileiro. Afinal, ele é o cara!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)