Mercado: O Pré-Sal e o marco regulatório

Deu no Blog da Petrobras

A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil

A Petrobras teve papel de destaque no pronunciamento que o Presidente Lula fez à Nação na noite deste domingo, em cadeia de rádio e televisão. O Presidente disse que o 7 de setembro neste ano foi para celebrar uma nova independência, através do Pré-sal e dos projetos enviados ao Congresso.

Projetos com propostas de regulamentação da exploração de petróleo e gás do Pré-sal, para que esta riqueza seja utilizada para o bem de todos os Brasileiros. E propôs, também, que a Petrobras seja a operadora de toda área, ou seja, exerça atividades de exploração e produção com uma participação mínima de 30% em todos os blocos.

Não podia ser diferente. Afinal, temos dentro de casa uma das maiores, melhores e mais respeitadas empresas de petróleo do mundo. Assim saberemos tudo sobre as reservas, aperfeiçoaremos nossa tecnologia e faremos da Petrobras uma empresa ainda mais forte“, disse o presidente Lula.

“A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil. É a oitava maior empresa do mundo. Não existe nenhuma empresa, na Europa, do tamanho dela. Nas Américas, fica atrás apenas de três gigantes norte-americanas. E é a segunda empresa em lucratividade. E, entre as petroleiras, a segunda em valor de mercado no mundo“, completou o presidente.


Fonte: http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=7535

_________________________________________

Comentários:

Interessante entrevista de Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, concedida ao repórter (da Foia) Kennedy Alencar.

Sérgio Gabrielli, descrito pelo site "é baiano, economista e professor licenciado da Universidade Federal da Bahia.

No programa deste domingo, o atual presidente da Petrobras explicou o que é o pré-sal e faz uma análise dos aspectos econômicos da extração de petróleo na camada.

O entrevistado falou sobre a criação da nova estatal, a Petro-Sal, que administrará a extração de petróleo a uma profundidade de 7 km abaixo do nível do mar e também esclareceu se a exploração no pré-sal afetará o meio ambiente e para encerrar, comentou sobre a CPI do Petróleo."

Ou seja, temas palpitantes ao PiG e fundamentais para compreender a importância (para o Brasil e para o mundo) da gestão a ser adotada dessa amazônia azul.

Vale a pena conferir:
viídeo 1 ->

http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx


vídeo 2 ->

http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx


vídeo 3 ->

http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx

E comparar com o que já fui, exaustivamente, tornado público pelo Blog da Petrobrás em:
http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/

Significa dizer que o Estado deve (e terá) papel majoritário na prospeção, extração e divisão dos lucros do ouro negro descoberto na costa brasileira.

Deus é brasileiro, ao permitir essa descoberta no atual governo e não no passado (o de FHCanalha), o que nos dá a oportunidade de discutir e comparar as diferentes formas de gestão.

Deixo para apreciação dos amigos navegantes (imaginários, que seja), para que cada um tire suas conclusões, cada qual com seu viés.

abraços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)