Mercado: O Pré-Sal e o marco regulatório
A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil
A Petrobras teve papel de destaque no pronunciamento que o Presidente Lula fez à Nação na noite deste domingo, em cadeia de rádio e televisão. O Presidente disse que o 7 de setembro neste ano foi para celebrar uma nova independência, através do Pré-sal e dos projetos enviados ao Congresso.
Projetos com propostas de regulamentação da exploração de petróleo e gás do Pré-sal, para que esta riqueza seja utilizada para o bem de todos os Brasileiros. E propôs, também, que a Petrobras seja a operadora de toda área, ou seja, exerça atividades de exploração e produção com uma participação mínima de 30% em todos os blocos.
“ Não podia ser diferente. Afinal, temos dentro de casa uma das maiores, melhores e mais respeitadas empresas de petróleo do mundo. Assim saberemos tudo sobre as reservas, aperfeiçoaremos nossa tecnologia e faremos da Petrobras uma empresa ainda mais forte“, disse o presidente Lula.
“A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil. É a oitava maior empresa do mundo. Não existe nenhuma empresa, na Europa, do tamanho dela. Nas Américas, fica atrás apenas de três gigantes norte-americanas. E é a segunda empresa em lucratividade. E, entre as petroleiras, a segunda em valor de mercado no mundo“, completou o presidente.
Fonte: http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=7535
_________________________________________
Comentários:
Interessante entrevista de Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, concedida ao repórter (da Foia) Kennedy Alencar.
Sérgio Gabrielli, descrito pelo site "é baiano, economista e professor licenciado da Universidade Federal da Bahia.
No programa deste domingo, o atual presidente da Petrobras explicou o que é o pré-sal e faz uma análise dos aspectos econômicos da extração de petróleo na camada.
O entrevistado falou sobre a criação da nova estatal, a Petro-Sal, que administrará a extração de petróleo a uma profundidade de 7 km abaixo do nível do mar e também esclareceu se a exploração no pré-sal afetará o meio ambiente e para encerrar, comentou sobre a CPI do Petróleo."
Ou seja, temas palpitantes ao PiG e fundamentais para compreender a importância (para o Brasil e para o mundo) da gestão a ser adotada dessa amazônia azul.
Vale a pena conferir:
viídeo 1 ->
http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx
vídeo 2 ->
http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx
http://www.redetv.com.br/portal/jornalismo/IndexKENY.aspx
E comparar com o que já fui, exaustivamente, tornado público pelo Blog da Petrobrás em:
http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/
Significa dizer que o Estado deve (e terá) papel majoritário na prospeção, extração e divisão dos lucros do ouro negro descoberto na costa brasileira.
Deus é brasileiro, ao permitir essa descoberta no atual governo e não no passado (o de FHCanalha), o que nos dá a oportunidade de discutir e comparar as diferentes formas de gestão.
Deixo para apreciação dos amigos navegantes (imaginários, que seja), para que cada um tire suas conclusões, cada qual com seu viés.
abraços
Comentários