Blog fura a greve e dá um furo na reportagem


25/09/2009


Redução da jornada de trabalho e situação política de Honduras são os destaques do 2º dia do Congresso da CTB




O segundo dia do Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ocorrido nesta sexta-feira (25), em São Paulo, foi marcado por discussões enriquecedoras acerca dos direitos da classe trabalhadora e pela presença de autoridades políticas importantes, dentre elas, a do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).

Demonstrando afinação com o pensamento dos trabalhadores, Ciro Gomes chamou a CTB de central de vanguarda e elogiou a idéia de se pedir uma nova Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora). "A CTB mostra seu protagonismo ao promover uma reflexão sobre um projeto nacional de desenvolvimento. Não podemos interromper o caminho progressista e voltar ao passado, ao obscurantismo, ao neoliberalismo, essa ideologia de quinta categoria", afirmou o deputado ao auditório lotado.

Ciro Gomes fez boas críticas ao governo Lula e se disse a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, uma das maiores reivindicações dos trabalhadores. "Com essa medida, mais de dois milhões de pessoas seriam incorporadas ao mercado de trabalho", completou.

Durante o Congresso, o deputado concedeu uma entrevista em que afirmou que o socialismo é a resposta estratégica para a humanidade e que é necessário reforçar a organização do trabalhador brasileiro.

Confira a íntegra no Portal da CTB: www.portalctb.org.br

Honduras

A situação política de Honduras ganhou maior dimensão no 2° Congresso da CTB depois das notícias de ataques de gás à embaixada brasileira em Tegucigalpa, que abriga o presidente deposto Manuel Zelaya desde a última segunda-feira (21). O sindicalista Walter Manrique Hernandez, da Federación Unitaria de Trabajadores de Honduras, fez declarações veementes sobre os acontecimentos.

"A embaixada foi atacada e o exército tem 45 comandos nas ruas reprimindo a população, dispersando gases químicos e bombas de gás lacrimogêneo. Tegucigalpa está sitiada e os aeroportos estão fechados. Não há diálogo", afirmou.

Hernandez acredita que o governo dos Estados Unidos pode estar envolvido no golpe de deposição de Zelaya. "Os Estados Unidos estão perdendo poder na América Central e, por isso, querem promover uma guerra, uma ocupação", criticou.

Em contrapartida, Hernandez aprovou a solidariedade do governo brasileiro no caso e elogiou o presidente Lula. "Não tenho dúvidas de que Lula será recordado como um presidente que carregou a bandeira da democracia", finalizou.


Outros temas relevantes foram levantados durante a plenária. O jornalista Altamiro Borges, membro do comitê central do PCdoB, discursou sobre a Conferência Nacional de Comunicação prevista para dezembro, que refletirá sobre a democratização da mídia. Abgail Pereira destacou o lançamento da Secretaria da Mulher da CTB que ajudará a combater a precarização do trabalho feminino. Já Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), reforçou a importância da reforma agrária.

Fonte: www.portalctb.org.br

Comentário: É por essas e outras que...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)