UK in Brazil: Did you know?

Dois passarinhos me contaram que:

O ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband, visitará o Brasil entre os dias 2 e 5 de agosto para uma série de compromissos em Brasília, São Paulo e na região amazônica. Nas reuniões, o ministro Miliband discutirá com representantes de governo, setor privado e sociedade civil as perspectivas para que se alcance um acordo global sobre reduções de emissões de gases do efeito estufa nas negociações do clima a serem realizadas em dezembro, em Copenhague..

No domingo, 2 de agosto, o ministro visitará o município de São José do Xingu, no Mato Grosso, onde conversará com produtores rurais que participam de projetos socioambientais para proteção das matas nas beiras dos rios e recuperação de áreas degradadas da região. O ministro irá ouvir da população local como as mudanças climáticas têm afetado a vida da população no parque e como eles estão se mobilizando para enfrentar o problema.

Na passagem por Brasília, nos dias 3 e 4, o ministro terá encontros com congressistas e uma série de reuniões na Esplanada dos Ministérios para debater os d
esafios políticos e econômicos de um acordo global sobre mudanças do clima. Ed Miliband terá reuniões com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Minas e Energia, Edison Lobão, entre outros.

  • ’O Presidente Lula e seu governo têm um histórico forte e bem-sucedido em casa, e eu quero saber mais sobre a liderança do Brasil em assuntos como biocombustíveis sustentáveis e a redução do desmatamento. O Brasil também pode mostrar uma forte liderança internacional nas mudanças climáticas. Sem uma ação mundial, países como o Brasil certamente irão sofrer as consequências econômicas, sociais e ecológicas que acontecerão se não agirmos para combater as mudanças climáticas’’, afirmou Miliband.
  • ‘’Estou otimista em relação às perspectivas para que Brasil e Reino Unido, juntamente com outros países, possam trabalhar juntos para garantir que, em menos de cinco meses, o mundo chegue a um acordo ambicioso, eficiente e justo na cúpula climática em Copenhague’’, finalizou.


Ed Miliband está à frente do Department for Energy and
Climate Change (DECC, na sigla em inglês) desde sua criação, em outubro de 2008, e tem como missão liderar o combate às mudanças climáticas no país. Em dezembro passado, o Reino Unido tornou-se o primeiro país do mundo a estabelecer em lei compromissos de reduções de gases do efeito estufa – principal causa das mudanças climáticas. Pela nova legislação, o Reino Unido terá que cortar suas emissões em 34% até 2020 e em 80% até 2050, em comparação com níveis de 1990.

Em julho, o ministro Miliband lançou o Plano de Transição para uma Economia de Baixo Carbono, que detalha como o país irá alcançar suas metas de redução. O Plano prevê investimentos para transformar o setor de energia do Reino Unido, expandindo o uso de fontes renováveis, além de aumentar a eficiência energética dos prédios, casas e do setor de transportes do país.

Além de liderar as ações domésticas, Miliband também está envolvido ativamente nas discussões internacionais que precedem as negociações para um acordo global de redução de gases do efeito estufa na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima. Para aprofundar o debate sobre o tema no país, o Governo Britânico lançou recentemente um documento que destaca os elementos que o Reino Unido considera prioritários para que se alcance um acordo efetivo, justo e ambicioso em Copenhague.

Leia mais Ed Miliband., em: http://ukinbrazil.fco.gov.uk.

Comentários: Caso venha à "Chuiça", espero que o ministro britânico das Mudanças Climáticas traga máscara anti-gases e não fume, pois fumar incomoda um certo "hospedeiro" do Recreio dos Bandeirantes, digo, Palácio dos Bandeirantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)