Trivial do desconhecimento: A arte da dissimulação

LN - Luis Nassifú: Cotas para quê?

1º - A FARSA DO VERGALHO:

Do Blog de Nassifú - O Dissimulado- em 27/12/2008 - 07:09

As ações afirmativas(???)
Por José Roberto Militão
Prezado LN,

a todos as boas festas. Ainda hoje (26/12) às 19:00 hs reprise na TV Senado, de debate que participei com o excelente Juiz Federal do TRF-RJ, Doutor William Douglas, dissidentes sobre as leis de ´cotas raciais´ nas Universidades Públicas. Tal projeto de Lei PLC 180/08, já aprovado na Câmara dos Deputados em 20/11, encontrava-se para ser aprovado no Senado Federal na semana pp. e foi adiado para logo após o recesso parlamentar, em fevereiro.

Como sempre, embora seja a favor de Ações Afirmativas, apresento argumentos contrários a identidade jurídica racial - pelos efeitos colaterais não desejados - e o ilustre Juiz, advoga a favor desse tipo de legislação.

Os comentários e críticas serão bem-vindas, o que não podemos é permitir que legislação dessa dimensão que vai alterar a cidadania das gerações futuras, seja acolhida por nossa geração, sem maiores debates e reflexões.

Por Antonio Arles
Nassif, que tal, para promover o tal debate que o Sr. Militão diz ser tão importante, publicar aqui no Blog o excelente texto do Juiz Federal Willian Douglas sobre suas posições sobre a questão das cotas. O texto foi publicado também no Viomundo do Azenha e o Endereço é esse: clique aqui.

Agora, fiquei com a impressão de estar ouvindo a Regina “Eu tenho medo” Duarte nessas curtas palavras do Sr. Militão. Parece que a estratégia de 2002, quando o jogo estava perdido, continua valendo.

Forte abraço.

2º - Arrancando a máscara:

26/12/2008 - 22:01

Enviado por: Tato de Macedo

Nassif,

Ou sendo um pouco mais radical:

““Alguém acha mesmo que as portas do racismo já não estão abertas? Que a mentalidade racista já não está instalada? Que o racismo não se instala no Brasil até que uns negros (agressivos ou se fazendo de vítima) começam a usar camisas “100% Negro” e falar em cotas universitárias? Que foi NESSE MOMENTO que a mentalidade racista se instalou? Sério mesmo?

A mentalidade racista está instalada (e muito confortável, obrigado) desde que se escravizou o primeiro índio. As portas do racismo nunca estiveram nem entreabertas: estão escancaradas há 500 anos.

* * *

Naturalmente, só não repara no racismo quem se beneficia dele. Quem sofre seu peso todos os dias sabe bem do que se trata. O racismo é como se fosse um Contrato Social (na verdade, um Contrato Racial) no qual os membros da raça dominante formam um acordo tácito de, ao mesmo tempo em que garantem para si a maior parte das riquezas/oportunidades/etc da sociedade, também consentem em não ver o próprio sistema, criando assim a “alucinação consensual” de um mundo sem raças, meritocrático e igualitário, que passa a mediar sua interpretação da realidade. Nem todos os brancos são signatários do Contrato Racial, mas todos são beneficiários. (Mills, 11)

Numa sociedade racialmente estruturada e profundamente desigual, as únicas pessoas que são psicologicamente capazes de negar a centralidade do racismo são justamente aquelas que pertencem à raça privilegiada: a raça, para eles, torna-se invisível porque o mundo é estruturado em função deles; eles são a norma em oposição a qual são medidas as pessoas de outras raças (”esses outros tem raça, não eu!”). Assim como o peixe não vê a água, os membros da raça dominante não vêem o racismo. (Mills, 76) Desse modo, como citei ontem, é possível que os membros do sindicato dos ferroviários, sinceramente e de boa fé, neguem acesso aos negros ao comitê de práticas raciais porque eles eram “representantes de uma raça”, sem nunca se dar conta de que eles também tinham raça e que também representavam os interesses dela. Pra eles, quem tem raça é sempre o outro.

Em uma sociedade racista e desigual como o Brasil, afirmar não ver raça, não ligar pra raça, que raças não existem, que isso não tem importância, “que besteira você se importar com isso”, etc, significa na prática tomar partido racialmente ao se aliar com a hegemonia invisível que *precisa* desse tipo de negação para sobreviver e prosperar.

Não existe neutralidade possível: negar raça já é uma afirmação política que te coloca em um dos lados bem definidos de uma briga antiga. Negar raça já é intrinsecamente racista.

3º - O Reaça, tão verdadeiro quanto nota de três reais, desespera-se:

"Prezado, é fácil ficar do lado da maioria. O Militão tem história e contribuições para a afirmação dos negros e coragem para defender suas idéias. Não diga bobagem"

4º - Respondo ao crápula:

26/12/2008 - 23:16

Enviado por: Tato de Macedo

Nassif,

Desculpe-me, mas quem está dizendo bobagens não sou eu, meu caro.

De que lado você imagina que se encontra essa “maioria”?

Claro. Onde você se situa? Que “maioria” você mesmo pertence?

Poupe-me, por favor!

abraços
_____________________________________________________________

Resultado mais que esperado: A pedidos de macacas e macacos sectários, cegos e parvos de Nassifú pediram minha expulsão (prêmio, a meu ver) do Blog de esgoto, e do escroto Nassifú.

Dias depois, LN - O Dissimulado, posta no seu portal do (des)conhecimento:

"A grande prova de amadurecimento se dá na tolerância em torno da divergência. Sou contra cotas raciais e a favor da inclusão social ampla. O que não me impede de respeitar os defensores das cotas..."

Comentário final: Percebe-se, claramente, o quanto o reaça racista é "tolerante" com os que pensam diferentemente dele e do pobre vergalho que se-lhe dobra, mais nitidamente fica o quanto o dissimulado "respeita os defensores da cota", não?
Diga-me com quem tu andas, que eu te direi que não vou, principalmente se andas com gente(?) que não é solidário nem no câncer, quanto menos com o sofrimento dos negros nesse país.
 
"Vejam só a sutileza do maroto"


Nassifú é racista e só não vê quem não quer!

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2008/12/27/as-acoes-afirmativas/#more-13911

Comentários

Ana Lúcia disse…
O maior racismo do Brasil não é com os negros e sim com os pobres, os negros são discriminados por que a maioria são POBRES.
Cristian Korny disse…
eu conheço uma pessoa pela maneira de se tratar os loucos, e o nassif é uma pérola nisso, compartilho sua ira.

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)