JÚBILO: As cotas venceram no Supremo

Deu na

Supremo nega liminar contra cotas raciais da UnB
Por Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

O presidente supremo do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro gilmar dantas (segundo noblat-blá-blá), negou nesta sexta-feira o pedido de liminar ajuizado pelo partido Demohipócritas (DEMO) para suspender a adoção pela Universidade de Brasília (UnB) de cotas para admissão de vestibulandos negros.

  • "Embora a importância dos temas em debate mereça a apreciação célere desta Suprema Corte, neste momento não há urgência a justificar a concessão da medida liminar", afirmou Mendes. O caso ainda será julgado no mérito pelo plenário da Corte, mas até lá os procedimentos de matrícula na universidade poderão seguir normalmente.
  • "A interposição da presente arguição ocorreu após a divulgação do resultado final do vestibular do segundo semestre de 2009, quando já encerrados os trabalhos da comissão avaliadora do sistema de cotas. Assim, por ora, não vislumbro qualquer razão para a medida cautelar de suspensão do registro (matrícula) dos alunos que foram aprovados no último vestibular da UnB ou para qualquer interferência no andamento dos trabalhos na universidade".

Na ação ajuizada no último dia 21, os advogados do DEMO (os mesmos de dantas) alegavam que o sistema de cotas raciais da UnB viola diversos preceitos fundamentais fixados pela Constituição de 1988, como a dignidade da pessoa humana, o preconceito de cor e a discriminação, supostamente afetando o próprio combate ao racismo. Entretanto, os pareceres encaminhados ao STF pela Procuradoria Geral da República (PGR) e pela Advocacia Geral da União (AGU) foram contrários à ação.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ressaltou que a própria Constituição Federal consagrou expressamente as políticas de ação afirmativa "em favor de segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade". Gurgel citou em seu parecer que 35 instituições públicas de ensino superior no Brasil adotam políticas de ação afirmativa para negros, das quais 32 prevêem mecanismo de cotas e outras três adotam sistema de pontuação adicional para negros.

Segundo o procurador-geral, a eventual concessão do pedido do DEMO pelo STF "atingiria um amplo universo de estudantes negros, em sua maioria carentes, privando-os do acesso à universidade". O parecer enviado pela AGU defendeu a política de cotas como uma obrigação do Estado brasileiro, respaldada na Constituição e fundamental para a redução das desigualdades no país.

Fonte: Agência Brasil

Comentário: Uma batalha foi vencida. Bye-bye João Batista. Bye-bye elite branca (hipócrita) dos olhos azuis

Comentários

Unknown disse…
Ironia é sempre bem vinda; um pouco de sarcasmo também; humor fino enriquece a escrita (notadamente quando se escreve sobre questões políticas), mas MENTIRAS não.
Parafraseando De Gaulle, isto aqui não é sério.
Quem não entender o que escrevi aqui, vá ao site do Paulo Henrique Amorim, na matéria intitulada "Fique atento, Gilmar deve acabar com as cotas nas universidades" e veja a contenda que tive com o signatário deste blog.
Tato de Macedo disse…
Prezado João,

Fico deveras envaidecido com a gentileza de suas palavras.

A paráfrase cabem cabe como uma luva em certas lorotas que leio em portais do (des)conhecimento.

Não sei, em realidade, a que contenda se refere, pois não discuto pessoas, discuto idéias.

E a se mirar pelas idéias, creio que vossas tenham sido depreciadas pelo STF.

Lamento, João, dessa vez os branquinhos (de olhos azuis) hipócritas e desprovidos de caráter perderam.

Que tal se queixar aos bispos ou ao Papa? Este, por sinal coaduna integralmente com as falácias dos demos.

abs
Unknown disse…
Tato: algumas informações:
a) Sou agnóstico;
b) Não edito nenhum portal do (des)conhecimento, como você afirma.
c) Defendo as cotas (apesar de você afirmar, peremptoriamente, o contrário). Já te sugeri ler Pierre Bourdieu - sociólo francês - para embasar mais a sua defesa das cotas. Sugiro ler a questão do "capial cultural", abordada por Bourdieu. Ah, Bourdieu não é FHC, nem coaduna com as idéias do ex-sociólogo que chamou Daniel Dantas de "brilhante". Como também não me prendo a um autor apenas, sugiro ler Chomski e Boaventura de Souza Santos.
Entre os autores nacionais, sugiro ler a produção do Professor da USP Afrânio Catani, que discute a educação sobre um viés crítico.
d) Por falar em defesa das cotas, não consegui achar nenhum artigo seu, no qual você demonstre a argumentação em defesa das mesmas. Com uma formação tão eclética, seria interessante publicar mais, quem sabe um livro pela Companhia das Letras, Loyola, EDUNESP, EDUSP, uma editora universitária qualquer com Conselho Editorial, ou outra editora séria.
Qualquer hora volto aqui para ler suas gentis respostas.
Fui!
Tato de Macedo disse…
Prezado amigo navegante, João

Oiiiieee...

Talvez eu não tenha sido claro (o suficiente) ou V. Sa. sofre de algum mal de interpretação (TIM: Transtorno Maníaco Imaginativo).

Isto talvez explique a confusão que fazes com o que lê. Sendo professor, começo a sentir pena de alguns alunos...

Até o reino mineral sabe que quem edita o portal do (des)conhecimento é Nassifú - o dissimulado.

Por falar nessa ameba cabeçuda, creio que V. Sa. poderia contribuir muito ao seu (dele, Nassifú) portal.

Se é a favor das cotas, agradeço a adesão. Significa que até as bestas são capazes de enxergar.

Quanto a suas sugestões de leituras e escrivinhações, poupe-me de idiotices.

Sem mais para o momento, ficam aqui os meus mais sinceros agradecimentos pela sua edificante participação a este humilde (e cavernoso) blog.

Volte sempre!

abs

Clipping do Tato
cassiano disse…
vencemos uma batalha que é a permanencia das cotas agora temos que vencer a guerra que é o Estatuto da Igualdade Racial depois de mais 122 anos de luta e mais de 500 anos de historia e sofrimento ainda temos que lutar Zumbi comessou e nos temos que acabar temos que ser liberto das falcatrua de partido politicos somos maior que qualquer partido politico e qualquer ministro do STF somos mais de 50% da população tai todas as entidades do movimento negro na luta buscando o melhor para o Negro Brasileiro portanto vamos a luta irmãos

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)