Finanças Pessoais: Pesquise e economize

"A primeira importante maneira de ganhar dinheiro,
é aprender a não desperdiçar dinheiro"
(Máximas em economia)

Pesquise e economize


 Pesquisa, disposição e alguma disciplina. Os três itens são fundamentais na hora de fazer compras. Com a cada vez mais sofisticada rede de varejo aumentando os apelos para o consumo, os especialistas em finanças pessoais recomendam alguns macetes para que os gastos não fiquem astronômicos no final do mês, comprometendo o orçamento doméstico.

E é possível fazer isso sem abrir mão da qualidade nas compras.

Uma pesquisa da LatinPanel mostrou que, em 2008, alimentos e bebidas representaram 21% dos gastos das famílias brasileiras. O percentual é elevado, segundo o consultor Luiz Jurandir Carvalho, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). "Quanto mais rica a família, menor o gasto que o alimento representa", explica. "O percentual na casa dos 20% pode se aplicar a uma família de classe média, mas com muitos filhos. Do contrário, é bastante alto e pode comprometer a renda", afirma. Então, atenção: se você anda gastando muito no supermercado, talvez seja hora de rever seu comportamento.

Com a correria diária e o trânsito complicado das grandes cidades, as pessoas acabam apelando para a comodidade de uma grande rede ou de uma mercearia mais próxima de casa. Dessa forma, lembra Jurandir Carvalho, muitos se esquecem , que o segredo de uma boa compra está em mesclar os estabelecimentos. Existem lojas que são ideais para se comprar as frutas (que pode ser a feira do bairro) e outras para adquirir aquele vinho para o jantar. Sendo assim, é preciso um pouco de tempo e disposição para realizar a pesquisa dos preços, encontrando o melhor custo/benefício. "Antes de comprar tudo num lugar só, veja qual o ponto forte daquele estabelecimento e os preços ofertados", ensina o consultor.

Não se deixe enganar. Lojas especializadas nem sempre apresentam os melhores preços. Uma casa de vinhos pode ter preços mais altos do que os do supermercado. O mesmo pode acontecer com as campanhas estrondosas de promoção. O produto em oferta pode estar com preço muito próximo da concorrência. "Muitos supermercados distribuem panfletos com promoções que, na verdade, são ilusórias. O preço não vale a pena", alerta o especialista em finanças pessoais Álvaro Modernell, da consultoria Mais Ativos.

Faça a lista antes de sair de casa

Outra dica dos consultores é fazer a lista de compras antes de sair de casa. A lista reflete, com objetividade, os itens que realmente precisam ser incluídos no carrinho do supermercado. Dessa maneira, fica mais fácil evitar as tentações das gôndolas.

  • "A compra não pode ser emocional. Os especialistas em marketing de varejo sabem que as pessoas compram por impulso e utilizam uma série de truques para atraí-las. Uma criança pequena no supermercado, por exemplo, vai querer o item mais colorido ou que apareceu no programa de televisão, nem sempre o necessário ou saudável", diz Jurandir Carvalho.

Geralmente, os produtos mais caros ficam na altura dos olhos dos consumidores, ou naqueles locais de destaque no meio dos corredores. No caso de produtos para crianças a tática é a mesma, os mais caros ficam com maior destaque.

Marcas Próprias

Uma alternativa interessante das grandes redes de varejo são as marcas próprias. Alguns produtos são idênticos, em qualidade, aos oferecidos pelos grandes fabricantes e, algumas vezes, são comprados destes mesmos fabricantes, mas quando ganham a marca do supermercado caem de valor. "As empresas fazem isso para pressionar os fabricantes a não aumentar muito o preço. É preciso se informar e verificar se o peso é igual ou se há pequenas diferenças", aconselha Jurandir Carvalho. Nesse tema, acrescenta Álvaro Modernell, vale o desapego do consumidor a marcas. "Muitas vezes perdem-se oportunidades, porque já existe o hábito de só levar aquela marca para casa", diz.

A variedade de lojas e as leis mais severas da Vigilância Sanitária têm permitido outra boa oportunidade na hora das compras. Produtos cuja data de validade está próxima tem preços bastante convidativos. Os supermercados são obrigados por lei a fazer promoção desses itens. Quanto mais próximo de expirar a validade, mais barato fica o produto. Modernell dá a dica principalmente para famílias grandes, que vão garantir o consumo imediato. Essas famílias também podem apostar na compra de embalagens maiores de determinados itens, como achocolatados. Em geral, há vantagem de preço em relação a unidades menores.

As compras mensais são indicadas para produtos essenciais, não perecíveis, de forma a se evitar o desperdício. Para frutas, laticínios e carnes, o ideal é uma compra semanal, adequada ao tamanho da família, o que evita perder alimentos por falta de planejamento. Para algum evento especial, que deve ser planejado com antecedência, os especialistas acreditam que um passeio pela Internet pode gerar economia. "Para um churrasco de final de semana, o consumidor pode dar uma olhada em vários estabelecimentos que têm página na web e comparar os preços", sugere Álvaro Modernell.

  • Voltando a um princípio da economia, a essência do preço é obter o máximo de informação. Quanto mais informação você tiver, maior a chance de conseguir os melhores preços nas compras.
Fonte: ANBID

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)