Educação: Bons ventos que sopram do Paraná

Universidade

"Juventude que não é rebelde é servidão adiantada"
(Ortega y Gasset)

Requião fala a 2 mil estudantes de economia em encontro nacional

  • O governador Roberto Requião falou para mais de 2 mil pessoas na abertura do 35.º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco), na noite deste domingo (19), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Foto-Everson Bressan- AE-Notícias
O governador Roberto Requião falou para mais de 2 mil pessoas na abertura do 35.º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco), na noite deste domingo (19), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Estou impressionado com esse evento. É um bom início as universidades e os estudantes estarem começando a refletir a crise, pois até agora só ouvimos falar da crise pela voz dos seus causadores, pelos teóricos e economistas do sistema capitalista. Este encontro abre nova perspectiva, afirmou.

Requião também comentou que o encontro tem o antigo sabor de uma assembléia estudantil. “Estou entusiasmado com a presença maciça dos estudantes. Como diria Ortega y Gasset, juventude que não é rebelde é servidão adiantada.”

A necessidade de transformar o atual sistema econômico foi levantada por Requião, durante sua palestra. O governador ressaltou os debates realizados no Paraná, com relação à crise. “Esse sistema não serve mais. É um sistema que segrega e marginaliza. Com encontros como este, os estudantes não se transformarão em meros contadores do regime capitalista, mas em economistas capazes de engendrar novas soluções, também para que essa crise não fique nas mãos de seus artífices.”

Segundo Nildo Oriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos e professor da UFSC, o evento tem como um de seus objetivos revolucionar a formação dos estudantes. De acordo com ele, a sociedade exige que o economista não seja apenas um vassalo do capitalismo. O Eneco 2009 tem como principal tema a discussão sobre a “Integração Latino-Americana em Tempos de Crise” e reúne mais de 2 mil estudantes de todo o País até o próximo dia 24, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

De acordo com Guilherme Fissmer, coordenador do encontro e estudante do 3.º ano de economia, Requião foi escolhido, para abrir o encontro, por ser um grande propagador dos debates sobre a crise mundial. “Ele promoveu vários debates e, para nós, tem um papel fundamental no Brasil”, afirmou.

O evento é uma realização da Federação Nacional dos Estudantes de Economia, coordenado pelo Centro Acadêmico Livre de Economia da UFSC. Em 2008 o encontro foi realizado em Ilhéus, na Bahia. Segundo Fissmer, ao final de cada encontro é escolhida a cidade que irá sediar o próximo.

Também participaram da abertura do encontro o secretário da Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, e coronel Washington Rosa, chefe da Casa Militar.

Serviço: Programação de Palestras Eneco 2009

Dia 20/07
Mesa Temática – Manhã: A Crise e a Questão Nacional na América Latina
Com a participação de Plínio Soares Arruda Sampaio Júnior (Universidade Estadual de Campinas), Reinaldo Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e José Valenzuela (UNAM).

Mesa Temática – Noite: A Crise: Limites e Possibilidades do Estado
Com a participação de Alejandro Olmos Gaona (Equador), Carlos Lessa – UFRJ e
Paulo Nakatani (Universidade Federal do Espírito Santo e Sociedade Brasileira de Economia Política).

Dia 21/07
Mesa Temática – Noite: Crise e Imperialismo: As estruturas internacionais de poder
Com os economistas Claudio Katz (Universidade de Buenos Aires), João Pedro Stédile (MST) e José Luis Oreiro (Universidade de Brasília).

Dia 23/07
Mesa Temática – Manhã:O Brasil no Contexto Latino-Americano: (SUB) Imperialismo ou Integração?
Com participação dos economistas Marcelo Dias Carcanholo e Theotonio dos Santos (Universidade Federal Fluminense), Mathias Seibel Luce (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Mesa Temática – Noite: A Crise e o Comércio Internacional
Com os economistas Frederico Gonzaga Jayme Jr (Universidade Federal de Minas Gerais), Helio Marcos Coutinho Beltrão (Instituto Mises Brasil e InstitutoMilleneium) e Nildo Domingos Ouriques (Instituto de Estudos Latino-Americanos e Universidade Federal de Santa Catarina).

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)