Dropes: Banqueiro com princípios (?)

Dropes de Cultura
Crítica

Será o ex-soldado a melhor fonte para reconstruir a história de uma guerra? Não, necessariamente. É preciso superar a experiência para permitir que o distanciamento reinterprete a vivência. Este parece ser o caso do livro de Charles R. Morris sobre a crise financeira made ind USA.

O Crash de 2008
é o melhor relato da crise escrito até o momento. O ex-banqueiro combina erudição teórica, conhecimento histórico, análise econômica e uma descrição didática das bruxarias que permitiram a ida ao paraíso de uma parcela norte-americana durante a primeira década do século XXI.

O livro foi escrito em 2007, quando a palavra crise ainda não se pronunciava. Esta versão se origina da segunda edição, lançada no início deste ano nos EUA. É obrigatória para especialistas e estudantes.

O ex-banqueiro não poupa comentários ácidos à dupla Grenspan-Bernanke e desce ao submundo da desigualda social norte-americana.

Após tantos cálculos, histórias e acrobacias de linguagem para revelar o mundo paranormal das finanças desreguladas, Morris como que respira fundo para soltar um lamento amargurado, que os mais frios analistas de mercado talvez tomem como frase de um moralista ultrapassado. Fato é que o seu veredicto não comporta meias palavras: "Como nação, deveríamos estar envergonhados".

Quem assina a resenha acima não é este reles, ínfimo, insignificante e inconformado blogueiro, que ora posta, em que pese concordar em gênero, número e grau com as assertivas, mas sim:

Alexandre de Freitas Barbosa - Economista, mestre em História Econômica pela USP e doutor em Economia Aplicada pela Unicamp. Professor de Economia do Mackenzie, o autor é atualmente Diretor de Projetos Bilaterais da Prospectiva - Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais. Publicou diversos artigos e livros sobre economia do trabalho e questões internacionais.

Em tempo...

Você encontra o livro O Crash de 2008

De: R$ 55,00

Por: R$ 51,90

Bt_comprar_gd


Informações do produto atualizadas em 03-07-2009, 13:31.
Consulte a página do produto no Submarino para o preço correto.

Obs.: Advirto-lhes, porém, que existem tantos banqueiros com princípios quanto políticos honestos, mulheres grávidas do boto cor-de-rosa, saci pererê, papai noel, homens que jamais mentem, etc gene e tal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)