Chaplin: O verdadeiro ciclo da vida

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo pra poder aproveitar a aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho no colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando... e termina tudo com um ótimo orgasmo. Não seria perfeito?" (Charles Chaplin)

O eterno Charles Chaplin
Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, em 16 de abril de 1889. Sua mãe Lili Harley era atriz de comédia e seu pai o abandonou quando criança.

Conhecido mundialmente como Charles Chaplin, Carlitos ou o Vagabundo, foi e ainda é o maior gênio do cinema. Seu cinema era o verdadeiro cinema, a real atuação. Quem não o conhece? Quem não viu ao menos uma cena de seus filmes? Difícil alguém não conhecê-lo.

Chaplin nos fez rir e chorar, foi ousado, tanto que, se revoltou com a criação do cinema falado. Quem na época teria tamanha coragem e ousadia para fazer um filme sobre o nazismo, satirizando o próprio Adolf Hitler. Chaplin nos emocionou em O Garoto e Luzes da Cidade. Carlitos atuava com alma e coração. Basta olhar em seus olhos e você sabe exatamente o que ele estava sentindo.

Um dos primeiros filmes que vi foi Tempos Modernos, quem diria que este filme se tornaria tão importante, a ponto de se tornar praticamente obrigatório assisti-lo na escola. Chaplin não deve ter imaginado. O filme é mundialmente conhecido pela famosa cena onde Carlitos passa por dentro das engrenagens de uma das máquinas da fábrica.

Depois foi a vez de Luzes da Cidade, um dos filmes mais emocionantes que já vi. O vagabundo se apaixona por uma vendedora de flores cega, a qual o confunde com um homem rico. O vagabundo prefere levar adiante a mentira e tenta ajudar a moça. Para isso ele não mediu esforços, tanto que chegou até a lutar boxe. O filme é espetacular, sem mencionar sua cena final, a mais emocionante do filme.

Em O Circo, o vagabundo se apaixona por uma malabarista decavalos e resolve trabalhar no circo. Pobre Carlitos, não acerta nenhuma, ainda mais quando chega um novo membro no circo pelo qual sua amada se apaixona. Mas ele não desiste e luta, mesmo que o final não seja o esperado.

Charles Chaplin também fez muitos curtas. Um melhor do que o outro, impossível escolher um.

Chaplin, indubitavelmente, foi um gênio como ator, diretor, roteirista, produtor e compositor. Ainda está para nascer outro artista como ele. Até lá, contentemo-nos em ver, rever e rever os eternos clássicos "chaplianos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)