Chaplin: O verdadeiro ciclo da vida
O eterno Charles Chaplin
Conhecido mundialmente como Charles Chaplin, Carlitos ou o Vagabundo, foi e ainda é o maior gênio do cinema. Seu cinema era o verdadeiro cinema, a real atuação. Quem não o conhece? Quem não viu ao menos uma cena de seus filmes? Difícil alguém não conhecê-lo.
Chaplin nos fez rir e chorar, foi ousado, tanto que, se revoltou com a criação do cinema falado. Quem na época teria tamanha coragem e ousadia para fazer um filme sobre o nazismo, satirizando o próprio Adolf Hitler. Chaplin nos emocionou em O Garoto e Luzes da Cidade. Carlitos atuava com alma e coração. Basta olhar em seus olhos e você sabe exatamente o que ele estava sentindo.
Um dos primeiros filmes que vi foi Tempos Modernos, quem diria que este filme se tornaria tão importante, a ponto de se tornar praticamente obrigatório assisti-lo na escola. Chaplin não deve ter imaginado. O filme é mundialmente conhecido pela famosa cena onde Carlitos passa por dentro das engrenagens de uma das máquinas da fábrica.
Depois foi a vez de Luzes da Cidade, um dos filmes mais emocionantes que já vi. O vagabundo se apaixona por uma vendedora de flores cega, a qual o confunde com um homem rico. O vagabundo prefere levar adiante a mentira e tenta ajudar a moça. Para isso ele não mediu esforços, tanto que chegou até a lutar boxe. O filme é espetacular, sem mencionar sua cena final, a mais emocionante do filme.
Charles Chaplin também fez muitos curtas. Um melhor do que o outro, impossível escolher um.
Chaplin, indubitavelmente, foi um gênio como ator, diretor, roteirista, produtor e compositor. Ainda está para nascer outro artista como ele. Até lá, contentemo-nos em ver, rever e rever os eternos clássicos "chaplianos".
Comentários