Mercado: Presidente do BB é demitido e ações desabam na Bolsa

Lima Neto deixa presidência do Banco do Brasil
Qua, 8 Abr, 11h42
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira a saída de Antonio Francisco de Lima Neto da presidência do Banco do Brasil.

"A informação que eu recebi do ministro (Guido Mantega) ontem é que ele (Lima Neto) queria sair", disse Lula a jornalistas, sem informar quem assume o comando do BB.

Mais cedo, uma fonte do Palácio do Planalto informou à Reuters que o governo havia decidido mudar a chefia do banco por "pura incompatibilidade com as políticas do governo".

"Não foi só juros, havia outras questões que justificam a decisão", acrescentou a fonte, referindo-se ao patamar de juros cobrado pelo banco que teria gerado a insatisfação do governo num momento em que se tenta reduzir os spreads bancários no país.

Segundo a fonte, a demissão já era discutida há mais de 15 dias.

Às 11h36, as ações do BB despencavam 7 por cento na Bovespa, para 17,50 reais, enquanto o principal índice da bolsa operava praticamente estável.

Consultado mais cedo, o banco informou por meio de sua assessoria de imprensa que não iria se pronunciar sobre o assunto.
No início do dia, o governo chegou a informar que Lima Neto participaria de uma entrevista a jornalistas para detalhar uma medida técnica publicada no Diário Oficial. A presença dele, no entanto, foi cancelada e em seu lugar participaria o diretor de governo da instituição, Sérgio Nazaré.

O novo presidente do Banco do Brasil será Aldemir Bendine, 45, atual vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo. Funcionário de carreira e ligado ao PT, ele deve assumir o cargo de Antônio Francisco de Lima Neto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer a troca porque está insatisfeito com o trabalho de Lima Neto, que assumiu o cargo em dezembro de 2006.

Bendine é natural de Paraguaçu Paulista, cidade onde também começou a trabalhar no BB, como estagiário em uma das agências no ano de 1978, tornando-se efetivo em 1982. Na instituição financeira, passou pelos cargos de assessor de superintendência, gerente executivo e vice-presidente da área de Varejo e Distribuição.

Durante a passagem de Lima Neto pela presidência do banco estatal, o Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa. A transação, fechada em novembro do ano passado, custou R$ 5,3 bilhões ao BB. A instituição financeira é atualmente a segunda maior do País, em total de ativos, atrás apenas do Itaúbanco e a primeira da América Latina em lucratividade.

Fonte: Agências Brasil e Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)