Libertadores: Vitória Heróica do Verdão

Com um jogador a menos em campo, bravos guerreiros palestrinos põem o Colo-no-Colo do Verdão.
Palmeiras conquista vitória histórica em pleno Estádio Monumental de Santiago do Chile, com um golaço de Cleiton Xavier, e se classifica para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América.

Aos 41 minutos, Cleiton Xavier: "Olhei, tomei a decisão e acertei o gol". Mas não foi apenas um gol, foi O GOL, O GOOOOLAAAAAÇÇÇÇO!!!!



O Verdão fez o que quis no primeiro tempo, com Keirrishow metendo duas bolas na trave do time chileno, e sem sofrer nenhum ataque mais perigoso do adversário.

Willians entrou na segunda etapa e quase que a estratégia do mestre Luxa não dá certo. Mas Cleiton Xavier resolveu aos 41 minutos e o Verdão conseguiu, de forma heroica, a classificação ao vencer o Colo Colo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira.

Jogando no Monumental, os palestrinos carimbaram a ida às oitavas-de-final da Taça Libertadores, mesmo com um jogador a menos desde os quinze minutos da segunda etapa.

No primeiro tempo, objetivo de não tomar gols é alcançado

Vanderlei Luxemburgo - O estrategista - optou por um meio-campo povoado para apertar a marcação sobre o adversário. Escalou Wendel na lateral direita e o jovem Souza na cabeça-de-área. O objetivo era não sofrer gols no primeiro tempo e não deixar o adversário jogar. O Verdão conseguiu.

O Palmeiras sufocou a saída de bola do Colo Colo. Pierre grudou em Torres, pelo menos até ele sair de campo machucado e ser substituído aos 15' por Caroca. Uma preocupação a menos para os palestrinos.

E, apesar da forte marcação sobre os chilenos, o time do Palmeiras não deixava de criar. Keirrishow era o único atacante em campo, mas Cleiton Xavier e Diego Souza não deixavam o camisa 9 sozinho e também ajudavam a incomodar a defesa adversária.

Aos 23', o Verdão quase abriu o placar. Maurício Ramos deixou a bola de Wendel passar e Keirrishow pegou na veia, mas carimbou o travessão. A torcida palmeirense não acreditou.

Aos 29', Diego Souza aproveitou a bobeada da defesa e lançou o camisa 9, que mais uma vez dominou e fez tudo certo, mas acertou a trave direita de Muñoz.

Depois de duas carimbadas palmeirenses, Keirrishow ainda teve mais uma oportunidade nos minutos finais, ao receber uma bola de Wendel na área, mas faltou um pouco mais de domínio para o atacante, que concluiu mal.

O Alviverde foi para o intervalo feliz por não ter sofrido gols, mas chateado por ter perdido boas oportunidades de fazer o seu.

Um jogador a menos e preocupação

Na segunda etapa Luxemburgo deixou claro que não podia mais esperar pelos gols e colocou Willians no lugar de Wendel. O atacante entrou para ajudar Keirrishow a sufocar a defesa chilena e marcar, pois o empate classificava o dono da casa.

No entanto, foi o Colo Colo que fez uma pressão no Verdão logo no início do segundo tempo, beneficiado por erros de passe do Palmeiras. Em uma bola cruzada na área, Barrios dominou com a mão e o juiz viu. O lance não valeu nada.

Com o jogo mais aberto, Diego Souza concluiu, mas Muñoz fez a defesa. O troco do Colo Colo veio aos 13, com Barrios, que chutou forte para o gol. Pierre impediu que a bola entrasse, tirando de peito. O volante palmeirense, sentindo dores, precisou deixar o jogo.

Para piorar, em pouco mais de dois minutos, Marcão deixou o Palmeiras com um a menos. Ele recebeu um amarelo aos 16 e um vermelho aos 18, por se jogar no corpo do adversário. Desespero para os palestrinos, que viam o anfitrião avançar.

Mas o ímpeto do Colo Colo foi diminuindo aos poucos. Aos 25, o Verdão voltou a frequentar a área chilena. Keirrishow recebeu quase na linha de fundo e cruzou para Diego Souza que, diante do gol, tentou a bicicleta, mas não teve sucesso. O dono da casa, pensando no regulamento, tocava mais a bola e arriscava de vez em quando, e como sempre, exagerando na cêra: qualquer esbarrão já colocavam as mãos na cabeça, rolavam pelo gramado, simulando contusões. Dava a impressão de se tratar de artistas de circos e não de jogador de futebol.

Pressão, alívio e festa

Diego Souza, que bateu a cabeça em uma disputa de bola, precisou deixar o campo, pois sentia náuseas. Ortigoza entrou carregando a última esperança do Palmeiras de buscar a classificação. E ele deixou a torcida empolgada aos 38, quando lançou Willians, que chutou forte. Mas Muñoz, em grande defesa, espalmou e impediu o gol.

Aos 40, Maurício Ramos também chegou perto de fazer, de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. O desespero começava a tomar conta dos palmeirenses.

E o gol salvador, enfim, aconteceu.

Aos 41, Cleiton Xavier, Cleiton Xavier, Cleiittonnn Xaavvvieer, camisa 10, de fora da área, arriscou o chute forte, e acertou o ângulo de Muñoz, que nada conseguiu fazer. Era o saboroso gol da consagração, o gol homérico da classificação, o gol do ano do Verdão. Vale a pena rever:


Era a vez do Alviverde segurar o resultado, algo que o Colo Colo fez durante todo o segundo tempo.

Os últimos instantes pareceram intermináveis. Escanteios para o Colo Colo e toda equipe foi para a defesa. Deu certo. Palmeiras classificado na casa do adversário.

A trajetória palmeirense na primeira fase da competição mais importante e difícil do continente não foi fácil. Duas derrotas seguidas (LDU e Colo Colo) fizeram muita gente desprezar o Verdão.

Depois, vitória fora e empate em casa, contra o Sport, melhoraram um pouco a imagem da equipe de Vanderlei Luxemburgo.

Na penúltima rodada, a vitória sobre a LDU, no Palestra. Pela combinação de resultados, apenas a vitória no Chile traria a classificação.

Difícil? Sim.

Impossível? Para o Campeão do Século, nunca.

Fonte: Site Oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras

A torcida palmeirense no Monumental não parava de cantar.

E terminou a partida rindo por último, com a vaga assegurada. Festa também no gramado! Missão Possível II concluída, que venha o Nacional (URU)...

AVANTI PALESTRA !!!!

Assista aos melhores momentos dessa inesquecível, heróica e homérica conquista dos bravos guerreiros palestrinos em terras chilenas pela Taça Libertadores da América de 2009, com imagens gentilmente cedidas pelo SporTV, da Goebbels:

Comentário:

1 - Palestrinos do meu Brasil baronil, como disse aquele brilhante filósofo grego, que passou uma temporada na Chuiça, fez doutorado na Sorbonne e fortuna em Porto Seguro (BA): "tudo sempre acaba bem. Se não acabou bem, é porque ainda não acabou."

2 - Bambizada... sabemos que vocês não largam o nosso pé; adoram cair de quatro e ficar por baixo. Mas acautelem-se. Não fiquem, ainda, alvoroçadinhas. Pois, daqui para frente O Verdão vai meter o pau (sic!).

3 - No futebol, assim como na vida, nada como um dia após o outro; ou um jogo após o outro, se preferir:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)