Empesas: a queda da TAM e o derretimento da Votorantim

Deu na

Hedge de combustível e dólar derrubam resultado da TAM
Segundo a agência Reuters, a companhia aérea TAM anunciou nesta terça-feira que teve prejuízo líquido no quarto trimestre de 1,123 bilhão de reais, revertendo resultado positivo de um ano antes após sofrer forte despesa financeira gerada por operações de hedge de combustível e pela valorização do dólar contra o real.

A companhia, que divulgou seus resultados trimestrais em legislação norte-americana (US GAAP), reduziu ainda suas perspectivas para o mercado doméstico este ano, passando de crescimento de 5 a 9 por cento para uma expansão de 1 a 5 por cento.

A empresa, que praticamente divide o mercado de aviação brasileiro com a Gol, informou prejuízo líquido em 2008 de 1,34 bilhão de reais, ante lucro um ano antes de 467 milhões de reais.

O dado anual da TAM também foi apresentado de acordo com regras brasileiras, sendo de prejuízo de 1,36 bilhão de reais ano passado contra lucro de 505,13 milhões de reais em 2007. Na semana passada, a rival Gol divulgou perda de 1,387 bilhão de reais contra ganho em 2007 de 272,26 milhões de reais.

A TAM incorreu em despesas financeiras de 2,15 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, impactada por perdas com hedge de combustível de 919 milhões de reais e com variações cambiais de 815 milhões de reais. Um ano antes, as despesas financeiras no período tinham sido de 335 milhões de reais.

As operações de hedge de combustível serviam para proteger a empresa da acentuada alta no valor do barril do petróleo até o agravamento da crise financeira internacional em meados de setembro. Mas depois disso, a cotação da commodity desabou e as operações de defesa passaram a gerar perdas.


VCP mergulha no prejuízo no 4o trimestre
Ainda segundo a Reuters, a Votorantim Celulose e Papel anunciou no fim da noite de segunda-feira que fechou o quarto trimestre com prejuízo líquido de 970 milhões de reais, ante resultado positivo de 191 milhões de reais um ano antes.

A companhia, que está incorporando a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, a Aracruz, informou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 190 milhões de reais e margem estável em 29 por cento. Um ano antes, a geração de caixa do quarto trimestre havia sido de 184 milhões de reais.

Em 2008, a VCP registrou prejuízo líquido de 1,312 bilhão de reais, invertendo ganho de 838 milhões de reais obtido em 2007.

A receita líquida de outubro a dezembro somou 661 milhões de reais, crescimento de 6 por cento sobre igual período de 2007.

"Dentre tantos, o maior desafio em 2009 será fazer a integração entre VCP e Aracruz, capturar as sinergias e a redução do endividamento. Quanto aos projetos de expansão, é intenção da nova companhia prosseguir com o crescimento e serão retomados tão logo as condições de mercado permitam", informou a VCP no balanço.

Fonte: Agência de notícias Reuters


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)