COPOM: O chá surtiu efeito

Copom "surpreende" com corte de 150 pontos-base na Selic, agora em 11,25% ao ano
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) optou na noite desta quarta-feira (11) por um corte de 150 pontos-base na Selic, deixando-a no patamar de 11,25% ao ano; ou seja 7,25% maior que a meta de inflação do ano (4,5%) - ganho real sobre aplicações em títulos da dívida pública).

Ainda assim é o corte mais agressivo desde dezembro de 2003, quando a taxa foi reduzida de 19,00% ao ano para 17,50% ao ano, que ainda iguala o juro básico brasileiro no menor nível desde sua criação.

Apesar de surpreender as expectativas de boa parte dos analistas, a postura da autoridade refletiu o consenso quanto às maiores incertezas em relação ao ambiente econômico, aliadas à diminuição das preocupações com uma eventual deterioração do cenário inflacionário do País.

A ata do último encontro do comitê, realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, já revelava um colegiado apreensivo com o enfraquecimento da economia mundial e suas repercussões sobre os mercados emergentes, ao mesmo tempo em que a percepção para a trajetória dos preços vinha se tornando mais amena.

Analistas defendiam postura mais agressiva
Alguns analistas já apostavam em uma postura mais agressiva do comitê, especialmente após o anúncio da forte retração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no último trimestre.

A Ativa, por exemplo, defendia que os membros do comitê deveriam optar por uma atitude mais agressiva diante de um cenário inflacionário tão benigno e uma desaceleração significantemente maior que a esperada.

No mesmo sentido, o Banco Schahin acreditava ser mais adequado acelerar o ritmo da reunião anterior diante dos números contundentes de enfraquecimento da atividade e das perspectivas cada vez menos preocupantes para a inflação.

Comentário: Até o reino mineral sabia da necessidade do corte da taxa básica de juros, desde dez/2008, assim também como as amebas da FENABAM já esperavam pelo corte.

Portanto, o que o Meirelles fez agora foi apenas o rescaldo de sua infantilidade em não cortar a selic em dfez/2008 quando os sinais de deterioração da economia já eram evidentes.
Isto significa dizer que ele apenas cuidou das suas penas para não ser fritado pelo mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)