A saga 100% alvi-verde prossegue

Luxa arma o Verdinho-Bala para manter a campanha 100% contra o Paulista

O diretor técnico e treinador Vanderlei Luxemburgo (o melhor do Brasil) vibrou com a liderança isolada da competição e o aproveitamento de 100% nos oito jogos disputados na temporada de 2009, mas lamentou expulsão precipitado do volante Sandro Silva pelo inexperiente árbitro escalado pela FPF.

No sábado, às 17h, no Pacaembu, na partida diante do Paulista, Sandro Silva atuaria no time reserva, enquanto todos os titulares viajariam na manhã desta quarta-feira para Quito, no Equador, onde na próxima terça-feira o Palmeiras encara a LDU, na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Com a expulsão de Sandro Silva, Luxemburgo mudou os planos em cima da hora. O zagueiro Maurício Ramos foi cortado da relação de jogadores que embarcou para Quito e, ao lado do goleiro Marcos, defenderá o time reserva diante do Paulista. O volante seguiu viagem com a delegação para o Equador.

- Eu não concordei com a expulsão do Sandro Silva. Na minha avaliação, a jogada era para cartão amarelo e não para o vermelho. O árbitro (Leonardo Ferreira Lima) se precipitou - analisou Luxemburgo.

A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo venceu seis jogos pelo Paulistão e dois pela Taça Libertadores. Com isso, igualou o melhor início de temporada do clube desde sua fundação, em 1914. Até então, apenas o time de 1920 havia conquistado oito vitórias consecutivas (todas pelo Paulistão). Naquele ano, graças a esse início arrasador, o Verdão conquistou seu primeiro título estadual.

O Palmeiras iniciou a temporada cercado de desconfiança por parte da mídia esportiva (principalmente aquela mercenária escorada no Palácio Bandeirantes).

A equipe havia perdido vários jogadores importantes (Alex Mineiro, Kléber, Leandro, Elder Granja) e foi derrotada por times da Série A-2 do Paulista (Rio Claro e União São João) em jogos-treino.

Mas bastou a bola rolar para valer para a equipe vencer. E rapidamente entrar para a história do clube. Com o triunfo por 3 a 2 sobre o Mirassol na noite desta quarta-feira, o Palmeiras 2009 igualou o melhor início de temporada do clube desde a sua fundação, em 1914, com oito vitórias seguidas.

O mesmo desempenho do Palestra Itália de 1920, que venceu os oito primeiros jogos do Paulista daquele ano, na campanha que levou o clube a conquistar pela primeira vez o título estadual.


No Paulista de 1920, o Palestra deu mostras logo na estréia que era forte candidato ao caneco, derrotando o Curinthians por 3 a 0. Depois, foram batidos sucessivamente as equipes do Minas Gerais, Mackenzie, Santos, São Bento, AA das Palmeiras, Ipiranga e Internacional. Este por 11 a 0.

O título veio diante do tradicional Paulistano, do lendário Friedenreich, superado por 2 a 1 em um jogo-desempate. O Palestra formou no jogo final com Primo, Bianco e Oscar; Bertolini, Picagli e Severino; Forte, Ministro, Heitor, Federici e Martinelli.

Confira a campanha do Palestra Itália no Campeonato Paulista de 1920

Palestra Itália 3 x 0 Curinthians - Gols: Ministro e Heitor (dois)

Minas Gerais 1 x 3 Palestra Itália - Heitor (dois) e Imparato

Palestra Itália 7 x 0 Mackenzie - Caetano (três), Heitor (dois), Fabbi e Imparato

Santos 2 x 3 Palestra Itália - Ministro, Imparato e Imparato II

Palestra Itália 4 x 2 São Bento - Imparato, Caetano, Heitor e Ministro

AA das Palmeiras 0 x 5 Palestra Itália - Federici (dois), Caetano, Imparato e Heitor

Palestra Itália 1 x 0 Ipiranga - Imparato

Palestra Itália 11 x 0 Internacional - Heitor (seis), Ministro (três), Caetano e Martinelli

Palestra Itália 1 x 1 Paulistano - Ministro

Palestra Itália 1 x 2 Curinthians - Imparato

Palestra Itália 0 x 0 Ipiranga

Palestra Itália 4 x 0 Mackenzie - Federici (três) e Heitor

Palestra Itália 1 x 0 Minas Gerais - Heitor

Internacional 1 x 6 Palestra Itália - Federici (três), Imparato II, Ministro e Heitor

São Bento 0 x 1 Palestra Itália - Caetano

Palestra Itália 5 x 0 AA das Palmeiras - Ministro (quatro) e Federici

Palestra Itália 0 x 1 Paulistano

Palestra Itália 2 x 1 Paulistano (jogo desempate) - Martinelli e Forte.

E o time de 2009 pode superar a série inicial vitoriosa dos primeiros campões paulistas pelo clube se derrotar o Paulista de Jundiaí no próximo sábado. Mas a pioneira conquista do time de 1920 estará para sempre registrada na história do clube.

Confira a relação dos jogadores que seguiram para Quito:

Bruno (goleiro), Fábio (goleiro do time de juniores)*, Fabinho Capixaba, Sandro Silva, Pablo Armero - (vai da Colômbia, onde defendeu a seleção no amistoso contra o Haiti, direto para o Equador), Edmílson, Danilo, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza, Willians e Keirrissow.

*não está inscrito na Copa Libertadores. Viaja para compor os treinos dos goleiros.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)