Palmeiras vence a primeira decisão do ano

Palmeiras 100% embala time na primeira "decisão" do ano

Palmeiras garante classificação para a fase de grupos da Libertadores. Na sequência da competição, o Verdão estará no Grupo 1, considerado o mais difícil, pois o time do técnico Vanderlei Luxemburgo vai medir forças com o Sport, o atual campeão da Copa do Brasil; a LDU, campeã da última Libertadores; e o sempre perigoso Colo Colo, do Chile. A estreia será no dia 17, contra a LDU, em Quito.

O Palmeiras mostrou que tem fôlego de sobra e está classificado para a fase de grupos da Libertadores. Depois de uma goleada por 5 a 1 diante do Real Potosí, da Bolívia, no Palestra Itália, no jogo de ida, o Verdão superou os quase quatro mil metros de altitude e voltou a vencer a equipe boliviana, agora por 2 a 0, no jogo de volta, disputado no estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí, na noite desta quarta-feira. Os gols foram marcados por Cleiton Xavier e Keirrishow.

O Palmeiras se apresentou para a temporada 2009 com protestos e profunda desconfiança de seus torcedores. Quatro semanas depois, a equipe ostenta aproveitamento de 100% no ano e aposta em sua invencibilidade para disputar a primeira "decisão" do ano, no jogo de volta contra o boliviano Real Potosí a quase 4 mil metros de altitude, nesta quarta-feira às 23h, pela primeira fase da Copa Libertadores.

Além da goleada no torneio internacional, a equipe alviverde é a única a ter conquistado 100% dos pontos disputados no Campeonato Paulista. No total, foram quatro jogos, com quatro vitórias, dez gols marcados (é o melhor ataque do torneio) e apenas dois sofridos na campanha, configurando-se na segunda melhor defesa do Estadual.


O zagueiro Jéci, que participou das vitórias contra Marília e Ponte Preta, quando o Palmeiras atuou com a equipe praticamente reserva, aposta no bom momento vivido pelo grupo e no futebol apresentado pelo time, que tem surpreendido até mesmo os jogadores.

Luxemburgo também quer aproveitar o início de ano somente com vitórias para ter tranquilidade para avançar na Copa Libertadores. "É importante que viajamos sossegados e na liderança do torneio, mas sabemos que podemos voltar sem, já que teremos um jogo a menos que todo mundo", disse.

"Só que precisamos ter em mente que vamos disputar o jogo mais importante da temporada até o momento, já que precisamos passar por isso para chegar à Copa Libertadores de fato", alertou o técnico.

Missão Impossível

O goleiro brasileiro Mauro Machado, titular da equipe do Real Potosí, acha "difícil" uma virada contra o Palmeiras pelo jogo de volta da 1ª fase da Copa Libertadores, na quarta-feira, na Bolívia. Na primeira partida, disputada no Palestra Itália, o time brasileiro goleou por 5 a 1.

Com a vantagem conquistada, o Palmeiras pode até mesmo perder por uma diferença de três gols que garante vaga na segunda fase do torneio. Em caso de placar igual, a decisão vai para os pênaltis. O vencedor do duelo integrará o grupo 1 da Libertadores, que já tem LDU, do Equador, Colo Colo, do Chile, e Sport-PE.

"Achávamos que no caso de uma derrota por até dois gols, poderíamos reverter, mas vai ser complicado. Vamos fazer o possível para dar uma alegria para a torcida local, mas reconheço que está difícil pelo que aconteceu no Brasil", explicou o goleiro à rádio Globo.

Além da dificuldade em reverter a situação, Machado também tem outro motivo para lamentar. Seu ídolo Marcos, com uma lesão no músculo adutor da coxa direita, não pôde viajar e será substituído pelo jovem Bruno.

"Conversei com o Marcão quando trocamos de lado (em São Paulo). Eu gostaria de conversar com ele novamente, mas ele não vem, infelizmente. O Marcos é um ídolo para mim. Ele é realmente tudo o que as pessoas diziam dele", concluiu o brasileiro.

Com uma confortável vantagem pelo placar alcançado no primeiro encontro com o Real Potosí, no Palestra Itália, o Palmeiras joga nesta quarta-feira, às 23h (horário de Brasília), no estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí, Bolívia, para sacramentar a sua classificação para a fase de grupos da
Taça Libertadores da América. Depois dos 5 a 1 emplacados no jogo de ida, os palmeirenses podem perder por até 3 a 0 que se classificarão para a fase de grupos da competição.


Real Potosí-BOL X Palmeiras

Data: 04/02/2009 (quarta-feira)
Horário: às 23h (horário de Brasília)
Local: estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia)
Árbitro: Carlos Galeano (PAR/Fifa)
Auxiliares: Óscar Viera (PAR/Fifa) e Rodney Aquino (PAR/Fifa)

REAL POTOSÍ
Mauro Machado; Luis Ribeiro, Edhemir Rodríguez, Juan Carlos Paz García e Gonzalo Galindo; Eduardo Ortiz, Nicolás Suárez, Roberto Correa, Darwin Peña e Geraldo Yecerotte e Chelo Fernández (Horacio Chiorazzo)
Técnico: Vladimir Soria

PALMEIRAS
Bruno; Danilo, Edmílson e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Pablo Armero; Willians e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Fonte: Notícias UOL

A partir de agora as atenções se voltam para o Paulistão, já que no próximo domingo a esquadra palestrina tem o Santos pela frente no Parque Antártica
(16 hs), para confirmar a boa fase que o time atravessa e consolidar a liderança absoluta do campeonato como único time a se manter com 100% de aproveitamento em seus jogos.

Será um clássico onde deverá prevalescer a técnica apurada do lider do campeonato contra o 4º lugar que luta para se firmar entre os quatro melhores do certame. E, em se tratando de clássicos não há favoritos em que pese o Palestra ter a melhor campanha do ano.

Campeonato Paulista 2009 - Classificação
Pos
Time
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
1Palmeiras >> 100%
124
40
0102
8
2Curinthians>> 87%
135
41
0125
7
3Barueri >>75%
11
5
32
0
8
4
4
4Santos >>73%
10531
1
7
43

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)