Carnaval 2009: quatro jurados por quesito "decidirão" qual a mais bela

Carnaval de SP fixou 4 jurados por quesito, em novo regulamento acordado a dez dias do desfile

O carnaval de São Paulo terá uma novidade na apuração de votos que definirá a escola campeã do desfile, conforme divulgado pela assessoria da Super Liga.

Este ano, a comissão avaliadora será composta por quatro jurados para cada um dos nove quesitos analisados - samba enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, enredo, fantasia e alegoria.

A decisão foi tomada a oito dias do Carnaval (12/fev/2009), em reunião com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e da Super Liga em que foi definido o regulamento do Carnaval.

Todas as notas serão consideradas. Em 2008, eram três jurados e a nota mais alta e a mais baixa eram descartadas. A mudança tem o objetivo de reduzir as chances de empate. Assim como no ano passado, duas escolas serão rebaixadas para o grupo de acesso, dando lugar a outras duas que sobem para o especial.

Segundo a SPTuris, a demora para estabelecer normas definitivas deve-se à existência das duas entidades, já que tudo precisa ser discutido entre elas até que se chegue a um consenso. Em 2007 e 2008, quando existia apenas a Liga Independente, o regulamento definitivo, com número de jurados e normas da apuração detalhadas, foi divulgado já na segunda semana de janeiro.

O racha aconteceu em abril de 2008, quando Sidnei Carriuolo (presidente da Águia de Ouro) foi escolhido para comandar a Liga Independente. Para Thobias da Vai-Vai (presidente da escola alvinegra), a eleição foi "fraudulenta e antidemocrática, feita às pressas para substituir a diretoria anterior, que renunciou". Ele e o candidato derrotado, Paulo Serdan (presidente da Mancha Verde), fundaram então a Super Liga.

A nova entidade representa hoje nove escolas:
  1. Vai-Vai, (segundo os especialistas, deveria ser uma das vitoriosas)
  2. Mancha Verde, (segundo os especialistas, deveria ser uma das vitoriosas)
  3. Império de Casa Verde,
  4. Pérola Negra,
  5. Gaviões da Fiel,
  6. Unidos do Peruche, (forte candidata ao rebaixamento)
  7. Camisa Verde e Branco,
  8. Imperador do Ipiranga e
  9. Dragões da Real.

Já a Liga Independente ficou com 13 escolas:
  1. Mocidade Alegre, (forte candidata, política, ao título)
  2. Unidos de Vila Maria,
  3. Rosas de Ouro, (forte candidata, política, ao título)
  4. Tom Maior,
  5. X-9 Paulistana,
  6. Nenê de Vila Matilde,
  7. Acadêmicos do Tucuruvi,
  8. Leandro de Itaquera,
  9. Águia de Ouro,
  10. Barroca Zona Sul,
  11. Acadêmicos do Tatuapé,
  12. Morro da Casa Verde e
  13. Combinados de Sapopemba.
As ligas avaliaram 55 candidatos a jurado para o desfile. Escolhidos entre um banco de dados formado em 2002, os selecionados assistiram a um vídeo com desfiles polêmicos, aos quais atribuíram notas e justificativas para os respectivos quesitos.
Fonte: SPTuris e comunidades de escolas de samba

Comentário:
  • Não espere, caro amigo que aprecia os desfiles das escolas de samba em São Paulo, que não haja o dedo fétido dos grupos que dominam a política paulistana há quase duas décadas.
  • Não pense que a beleza, por aqui, há de vencer a truculência que lhes sobra.
  • E não se espante quando anuciarem a escola vencedora do Carnaval de 2009 ser ela uma das pertecentes à Liga (in)dependente, para surpresa - e à revelia da preferência do público e dos especialistas, em detrimento doutra que desfilou com graça e perfeição, mas que não goza da "simpatia" das "autoridades" constituídas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)