Carnaval 2009: Mancha Verde arrasa na avenida

Mancha Verde faz desfile em homenagem à cultura pernambucana

A cultura pernambucana foi o tema da Mancha Verde, quinta escola a desfilar na primeira noite do Carnaval em São Paulo, com o tema "Pernambuco, Uma Nação Cultural". Na avenida, 5.000 componentes desfilaram em 35 alas, com cinco carros alegóricos. Antes do início do desfile, integrantes da Mancha Verde correram o Sambódromo distribuindo bandeiras da escola para o público.
  • Rogério Canella/UOL

    Viviane Araújo foi um dos destaques do desfile da Mancha Verde, que teve como tema a cultura pernambucana.

    A Musa Viviane Araújo reina na bateria da Mancha Verde


  • Bateria: Ao todo, 300 ritmistas dão um tom imperial ao carnaval. A inspiração vem de Maurício de Nassau. Este é o terceiro ano que os dois mestres estão à frente da bateria.
    Mestres Caju e Moleza comandam a bateria da Mancha Verde

  • Puxador (intérprete): Vágner Mariano dos Santos já passou pela escola em 2005 e 2006. Aos 41 anos, ele participou de várias escolas de São Paulo. O carioca começou no carnaval na Unidos da Tijuca, mas o coração verde bateu mais forte.
    Vaguinho é a voz da Mancha Verde

  • Abre-alas: a alegoria destaca a importância do mar e das grandes navegações para o estado de Pernambuco. Seis seres marinhos representam o gigante Adamastor, símbolo da superação de todos os medos.
    Carro abre-alas da Mancha Verde mostra o desafio de enfrentar os mares

  • Comissão de Frente: A ala traz a figura de Netuno. Segundo Camões, ele fez o possível para impedir o êxito dos portugueses nas grandes navegações rumo à Índia.
    Comissão de frente da Mancha Verde relembra as navegações portuguesas

  • Mestre-sala e porta-bandeira: O casal mostra uma das subdivisões do território brasileiro no período colonial. As únicas capitanias que prosperaram na época foram a de Pernambuco e a de São Vicente, graças ao cultivo da cana
    Jéssica e Fabiano representam a Capitania de Pernambuco na Mancha Verde

  • Ala das baianas: A ala é formada por 80 integrantes. As grandes damas do samba trazem a riqueza da coroa de Portugal, que transformou o estado no mais próspero do país.
    Baianas representam a coroa portuguesa na Mancha Verde

  • Ala "Arquitetura e Astronomia" veio com integrantes carregando instrumentos representativos destas duas ciências.

  • O segundo carro, "Influência Religiosa", trazia um enorme cálice, fazendo uma réplica do teatro de Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo. Os componentes fizeram uma coreografia remetendo à "Paixão de Cristo".

  • Os vaqueiros foram homenageados na ala "Vaquejada", que se embrenhavam nas matas. Uma outra ala homenageou os pífanos de Caruaru. O mestre-sala e a porta-bandeira Fabiano e Jéssica usaram fantasias que remetiam ao cordel.

  • O terceiro carro, "Centro de Tradições e Cultura Pernambucana", falou da festa junina de Caruaru, que compete com Campina Grande, na Paraíba, pelo título de maior festa do gênero no Brasil. A alegoria trazia uma grande fogueira, com um boneco de cangaceiro à frente.

  • A ala Teatro de Mamulengo representou os bonecos tradicionais de Pernambuco. Outra ala homenageou a cerâmica, os bordados e rendas. O quarto carro alegórico, todo feito em vime, também tratou de artesanato, com o nome "Pernambuco feito à mão", com bonecos e cerâmicas.

  • Uma ala homenageou os acadêmicos como Gilberto Freyre e Austregésilo de Athayde. O quinto carro trouxe dançarinas de frevo e trapezistas.

  • A ala "Bacalhau do Batata", homenageou um bloco criado por um garçom de Olinda que trabalhava no Carnaval, e criou este bloco para poder brincar na Quarta-Feira de Cinzas.

  • A escola terminou o desfile dentro do tempo previsto, em 63 minutos.
  • Os melhores momentos da Mancha Verde, quinta escola que desfilou no Anhembi. O mestre-sala e a porta bandeira representam a Capitania. Em frente à bateria, nada menos que a estonteante musa e símbolo da sensualidade feminina brasileira, Viviane Araújo.

    A Mancha pintou o sambódromo de verde e mostrou todo o colorido e as peculiaridades de Pernambuco


  • O frevo Vassourinhas tem um século de história e está presente em todos os eventos do carnaval Pernambucano. A melodia acelerada deixou a letra de lado, mas músicos famosos criaram outros versos.
    Carnaval pernambucano tem seu hino

Fonte: UOL Notícias e videos gentilmente cedidos pelo canal PiG1 (Gloebels)Pela enquete, acima, a Mancha Verde tem a preferência do público e foi, de fato, a escola que fez o melhor e mais bonito desfile.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)