O que mais pesa no bolso do povão: batata, tomate e ônibus

Batata, tomate e tarifa de ônibus puxam IGP-10 no varejo
Da Fundação Getúlio Vargas

Na análise por produtos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as altas de preço mais expressivas no varejo, no IGP-10 de janeiro, foram registradas em:


  • tarifa de ônibus urbano (1,50%);

  • batata-inglesa (14,96%); e

  • tomate (11,79%).
Já as mais significativas quedas de preço foram apuradas em:


  • limão (-40,22%);

  • feijão carioquinha (-11,65%); e

  • acém (-5,08%).

No varejo, o IPC-10 acumula altas de 0,62% no ano e de 5,86% em 12 meses até janeiro.

O IGP-10 é composto pelos três indicadores: o IPA, o IPC e o INCC.

O IPA é o que tem maior peso no índice geral, representando 60% do total do IGP-10.

O IPC representa 30% e o INCC, 10%. Até janeiro, o IPA-10 acumula queda de 1,50% no ano e registra avanço acumulado de 8,56% em 12 meses.

De acordo com a FGV, das sete classes de despesa usadas para cálculo do IPC-10, cinco apresentaram aceleração de preços, de dezembro para janeiro. É o caso de:


  • Vestuário (de 0,37% para 0,40%);

  • Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,59% para 0,62%);

  • Educação, Leitura e Recreação (de 0,41% para 1,22%);

  • Transportes (de 0,31% para 0,83%); e

  • Despesas Diversas (de 0,22% para 0,29%).
As outras duas classes de despesa apresentaram desaceleração de preços, no mesmo período. É o caso de:

  • Alimentação (de 1% para 0,81%) e

  • Habitação (de 0,57% para 0,29%).

Fonte: FGV

Isto, Sr Meirelles, implica dizer que sua política monetária assentada sobre taxas de juro estratosféricas para frear demanda interna e conter fulga de dólares caiu por terra. E pior, pune sobermamente as classes mais baixas da população e premia os privilegiados sangue-sugas.


Resultado do IGP-10 abre espaço para corte robusto no juro, dizem economistas
SÃO PAULO - Reportando a menor variação desde 1996, o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) de janeiro chamou atenção ao apontar taxa de -0,85%, bem abaixo dos +0,03% observados em dezembro. Segundo analistas, o resultado poderá interferir na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que se reunirá na semana que vem.

Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (15), a equipe de analistas da LCA alegou ter sido surpreendida pela queda, que foi pressionada em parte pelo desempenho dos preços do atacado. "Este resultado esteve muito abaixo da mediana esperada pelo mercado de -0,34% e dos -0,42% projetados por nós".

A consultoria avalia que o IGP-10 poderá abrir maior espaço para que o colegiado opte por uma flexibilização monetária mais intensa, revendo o juro de atuais 13,75% ao ano. "A aposta majoritária até então é de um corte de 0,50 ponto percentual. Contudo, os números mostrados nesta quinta-feira, associados à piora no mercado de trabalho, ampliam as grandes chances de um ajuste de 0,75 ponto percentual na Selic".

Queda ainda maior
Caminhando no mesmo sentido, os economistas da consultoria Tendências afirmaram na quarta-feira que o colegiado poderia chegar a optar por até uma redução de 1 ponto percentual. "O Banco Central tem justificativa técnica para isso", sustentou a equipe, que traçou um paralelo entre enfraquecimento econômico e menor pressão nos preços para justificar sua afirmação.

De acordo com relatório divulgado antes do IGP-10, os analistas ressaltaram que o agravamento da crise vem sendo sentido de forma significativa na atividade econômica, através dos impactos negativos no crédito, nas exportações e na confiança dos agentes. "Isso gerou uma retração da demanda e queda da produção, favorecendo novas revisões para baixo nas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto)".

Paralelo a isso, a inflação vem se mostrando mais amena, resultado da combinação de depreciação cambial, queda nos preços internacionais e menor atividade interna o que, segundo a consultoria, abre espaço para um maior afrouxamento na política de juro. "De qualquer forma, não descartamos a hipótese de um corte mais fraco, de 0,75 ponto percentual, caso o BC prefira um tom conservador".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)