A Consistência dos Sonhos

José Saramago: A Consistência dos Sonhos - São Paulo - Brasil

Até Março poderá visitar-se em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, a exposição:

"A consistência dos sonhos", uma viagem pela vida e obra de José Saramago através de mais de 1.500 documentos seleccionados e organizados por Fernando Gómez Aguilera como comissário e produzida pela espanhola Fundación César Manrique.

Inéditos de juventude, fotografias da vida pública e privada, um percurso livro a livro, produções artísticas a partir dos distintos títulos saramaguianos, como óperas, teatro, cinema, uma ampla mostra de traduções das novelas de Saramago, alguns livros nos quais trabalhou quando ganhava a vida como tradutor, entrevistas em distintos idiomas, montagens audiovisuais, a militância, o Nobel, a reconstrução do seu primeiro gabinete de trabalho, cartas de leitores, fotos com outros autores, testemunhos de uma vida:

Assim é a exposição “A consistência dos sonhos”, concebida como um todo que em si mesmo é uma escultura em movimento, onde o visitante pode introduzir-se num universo, o de Saramago, de cada vez que percorre o tempo presente e observa que há pessoas capazes de impor-se à fatalidade ou à norma, criadores de pensamento e donos de uma forma crítica de estar na vida. Com sonhos consistentes, como tão bem soube expor Fernando Gómez Aguilera, autor também de uma excelente cronobiografia sobre José Saramago.

Visita virtual à exposição de Lanzarote.

“Nenhuma obra literária estará acabada se com os livros do autor não se publicarem outros volumes com cartas dos leitores”. José Saramago repetiu tantas vezes esta afirmação que decidimos abrir uma secção no blog da Fundação com cartas de leitores, à qual resolvemos chamar “Cartas ao escritor”.

Esta secção será um lugar de encontro no qual o leitor atento poderá expressar ao autor a sua própria experiência a partir do livro lido. Será uma secção onde os leitores falarão de si mesmos, não servirá nem para abrir polémicas nem como simples caixa de ressonância de elogios.
Tão pouco dará espaço a cartas insultuosas que às vezes se recebem, porque nasce com outra vocação: a de ouvir o leitor, seguir a sua vida, os seus pensamentos, as suas emoções.
Existe, pensamos, uma comunidade de leitores de Saramago, somos algo mais que os números de vendas que as editoras às vezes reflectem, daí que seja importante que nos conheçamos.
Este veículo está disponível: podemos escrever ao autor que, quem sabe, nos tornou mais inteligentes e sensíveis com os seus livros.


Pilar del Río
Tías, 14 de janeiro de 2009

Se você, caro amigo imaginário, é, assim como eu, admirador das obras desse que é o maior escritor da Língua Portuguesa, em vida, e deseja comunicar-se com José Saramago aí vai o link: Cartas ao Escritor

Se desejar assistir ao especial exibido pela TVE de Espanha: TVE a la CARTA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo