Comportamento: Algo sobre Leão...

"Podemos aceitar o desagradável 
mais facilmente  que o inconsequente"
(Goethe)
"A equipe de relações públicas de Leão está sempre muito ocupada nas colunas de astrologia dos jornais, retratando o rei dos animais como o máximo."

Afinal, seu regente é o Sol, a Grande Luz, como era chamado na astrologia medieval. Temos, pois, o tradicional retrato de Leão: juba ao vento, irradiando confiança e luz solar, pronto a eclipsar qualquer adversário, amando-se a si mesmo, amando a vida e o aplauso da multidão.

Muitos leoninos fazem de tudo para preservar essa imagem. Serão os últimos a confessar que seu signo não é bem isso. Mas, não é mesmo.

Aqui, o lembrete como ler o signo solar no horóscopo pode ser útil: 
  • O fato de ter nascido sob um determinado signo ou ter um monte de planetas ou o ascendente ali não quer dizer automaticamente que você seja aquilo, que tenha todas aquelas qualidades para dar e vender e que possa dispor de todas elas como melhor lhe aprouver. 
  • Quer apenas dizer que aí está um reservatório de potencialidades inatas em você e que elas o impulsionam para a frente. Você cresce em sua carta natal assim como a semente cresce até se tornar uma planta. 
  • As estrelas correspondem a nós, nos refletem, têm uma conexão conosco, mas não determinam o que somos.
Se você vir alguém com muitas aparições de Leão em sua carta, não cometa o erro de pensar que ele é confiante, radiante, egocêntrico, criativo, seguro de si. Isso quer apenas dizer que ele está tentando desenvolver confiança em si mesmo, tentando ser receptivo a tudo o que o rodeia, tentando descobrir quem ele é, tentando expressar sua criatividade.

E, pelo fato de, para ele, suas metas serem tão intensamente importantes, ele vai gastar muito tempo e energia para desenvolvê-las. 

Mas e o Leão confiante? 

Talvez. O problema dele em geral é o contrário, porque ele fica muito tempo só pensando em si mesmo.

Afinal, se você olha no espelho e não encontra ninguém, que significado pode encontrar na vida?

Leão é um signo de fogo. O Elemento fogo se preocupa, acima de tudo, com a descoberta e a realização de futuras possibilidades.

Em Áries, essas possibilidades estão associadas a ação, liderança e desafio. Em Leão, elas estão ligadas à realização de seu próprio mito, e não é difícil saber qual é esse mito.

O mito
Há um maravilhoso livro a respeito do significado da mitologia escrito por Joseph Campbell intitulado O herói das mil faces. Aí está o Leão: herói ou heroína, com mil disfarces, interpretando mil papéis diferentes, fantasiado de alguém que você conhece ou representando você mesmo.

Por trás do mundano e do bombástico signos de fogo há sempre uma criança secreta que mitifica a vida, e Leão, mais do que os dois outros signos de fogo, adora fazer de si mesmo um mito.

Há um outro mito que ajuda a lançar alguma luz sobre o signo de Leão regido pelo Sol: é a lenda medieval de Parsifal. Embora reconheçamos a figura de Sir Percival nas histórias do Santo Graal, a figura de Parsifal é bem mais antiga, e suas raízes se encontram na mitologia céltica e germânica pré-cristã. 

Se tivéssemos de atribuir um signo solar a Parsifal, este seria o signo de Leão, uma vez que é um signo preocupado com a expressão do potencial individual único.

Leão também é egocêntrico, tem uma espécie de consciência permanente de si mesmo, é uma espécie de observador que está sempre observando-se a observar-se a si mesmo, que nunca permite que ele esteja inteiramente consciente daquilo que o rodeia, a não ser em relação a si mesmo.

É quase impossível para Leão se desprender de si mesmo. E por que deveria fazê-lo? Toda a sua jornada se resume em descobrir quem é esse observador. É como Alan Watts nos diz, com bom humor:
  • "Era uma vez um homem que disse: 'Embora
  • Eu ache que eu sei que sei,
  • Eu gostaria de poder ver
  • O eu que me conhece
  • Quando eu sei que eu sei que sei'".
A sombra
A sombra de Leão é uma das mais conhecidas do zodíaco, isso porque nada do que Leão faz é pequeno ou pouco importante.

Tudo é grande e um pouco maior do que a vida, o que inclui o seu lado sombrio. Poderíamos chamá-la de a síndrome do "Eu, o rei". A frase "Eu, o rei" era usada no Santo Império Romano e por Carlos V, durante o século XVI, e queria dizer que ele dominava o mundo e nada de perguntas. Quando um documento estava assinado "Eu, o rei", isso bastava. Ninguém discutia, debatia, argumentava, negociava e nem falava mais sobre o assunto. Simplesmente obedecia. 

Leão e o amor
O amor faz o mundo girar para Leão, e, como todas as outras experiências na vida, é algo mítico para ele, algo que deve ser dramatizado ao máximo.

O amor também tem de ser grande, arrojado, espetacular e dramático. Uma pequena atração não faz o estilo de Leão. Ele gosta de estar apaixonado e adora ser o amante.

Se você for o objeto dessa paixão, seja de um homem ou de uma mulher de Leão, provavelmente nunca experimentou algo igual antes. (...)

O homem de Leão
Você deve imaginar que o homem de Leão seja um pouco maior que a vida, e em geral ele o é. Algumas vezes de maneira óbvia - seu talento criativo, seu sucesso, sua personalidade brilhante.

Muitas vezes Leão irradia carisma, e mesmo que não o aprecie você provavelmente o notará. Às vezes é o tipo mais calmo e introvertido de Leão que aparece em cena, aquele que não faz tanto alarde a seu respeito; mas, se você chegar a conhecê-lo, vai descobrir que no fundo ele é o mesmo e tem a mesma necessidade de mitificar a própria vida em seu íntimo.

Não seja enganado por leoninos tranquilos e tímidos. Pode ser que tenham signos ascendentes mais restritivos, como Virgem, Capricórnio ou Câncer, mas são de Leão.

A qualidade de intensa auto-consciência, de sempre achar que está num palco e que o público o está observando impregna mesmo o Leão mais introvertido.

A mulher de Leão
Meiga, suave, resignada e retraída, ela certamente não é. Ela é uma rainha, e espera se tratada como tal. Mesmo a mais reprimida mulher de Leão mostrará esse traço de sua natureza, ainda que submetida a regras sociais muito rígidas, dentro do permitido pelas boas maneiras.

A verdade é que a mulher de Leão tem uma forte personalidade que absolutamente não se ajusta ao modelo convencional. Ela será quase sempre encrenqueira, ou uma mulher que provoca mexericos. Tem enorme necessidade de viver sua própria vida à sua maneira e de que sua vida tenha muita animação e dinamismo. 

Você já viu leoas presas em zoológicos andando dentro das jaulas de lá pra cá e de cá pra lá, com os olhos furiosos e penetrantes porque não têm bastante espaço para se movimentar e correr? Isto é o que acontece a uma mulher de Leão quando se vê enjaulada, seja pelas imposições sociais ou por uma relação amorosa restritiva

Fonte: Liz Greene. Star Signs for Lovers, 1980. Ed Cultrix.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)