Comportamento: Algumas palavrinhas sobre Câncer

"A pessoa sentimental pensa que as coisas duram;
a pessoa romântica, espera, contra toda
esperança, que elas não durem."
(F. Scott Fitzgerald)

"Não jogue fora essa velha garrafa de plástico", disse-me um dia um amigo de Câncer, "ela ainda poder ter utilidade." 

Essa advertência é um paradigma (uma réplica em miniatura de uma realidade muito maior) de Câncer. Seja uma velha garrafa de plástico, um velho amante, uma velha casa, uma velha crença, um velho pedaço de corda, uma velha recordação...fique com ela, diz Câncer." (...)

À destarte desse lado quase patológico de guardar as coisas, Câncer é tradicionalmente o signo da família. Isso não quer necessariamente dizer que todo canceriano deseje ou deva ter uma família no sentido convencional. Muitos cancerianos, contrariando a concepção popular, não são caseiros.

Eles não precisam ter laços de sangue, mas o sentimento de continuidade com o passado é muito importante para eles. O passado é muitas vezes mais real para Câncer que o presente, pois ele já é conhecido e, portanto, seguro.

As raízes de Câncer estão profundamente fincadas na terra. Onde há passado tem de haver futuro seguro. Com as raízes firmemente presas à terra, Câncer pode manifestar seu amor à exploração, seu instinto de andarilho, sua mutabilidade. Ele sabe que, na volta, há algo à sua espera.

Câncer tem a reputação de manipular as pessoas, e isso é bem verdade. Vamos ver como funciona essa manipulação.

Suas origens são muito complicadas. Câncer é um signo de água, e seu grande dom é agir sutilmente sobre os sentimentos - sejam os dele ou os dos outros.

Ele não planeja os acontecimentos, como uma estratégia, da maneira como o faria um signo de ar... (ops, me entreguei).

Ele opera com uma maravilhosa graça instintiva, que o adapta imediatamente a uma situação. Em vez de ir agressivamente atrás de sua presa - lembre-se de seu temor de rejeição e humilhação - ele trabalha na atmosfera e nos sentimentos das pessoas, orientando-as para seus próprios objetivos.

Seja qual for o pensamento que possamos ter com relação ao presidente Jimmy Carter, suas simpatias políticas ou religiosas, temos de admitir que ele é um bom conciliador. Ele é de Câncer. Essa facilidade para conseguir apartar brigas e reunir as pessoas é um dom maravilhoso quando empregado com crianças.

Câncer jamais brutalizaria uma criança ou usaria sua autoridade de maneira injustificada. O "Faça isso porque estou mandando" não é um instrumento de convicção do canceriano, como o seria de um escorpiano, de um ariano ou de um leonino.

Câncer mostra gentilmente o caminho, de tal modo que você ficará pensando que a idéia partiu de você. Sutileza é uma de suas principais qualidades.

Mito
Podemos resumir o mito de Câncer numa só palavra: Mãe. E que palavra mais complicada! Mãe não é só a mulher da qual você nasceu, que o amamentou e que o viu crescer. É também aquilo que a psicologia profunda chama de arquétipo - i.é., um símbolo de uma experiência inata de vida comum a todo mundo.

Mãe significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Pode significar a segurança, o prazer e o aconchego de uma infância tranquila. Pode significar também um sentimento devorador e possessivo que ameaça sufocar. Pode ser algo forte, que ampara, ou algo destrutivo e sombrio.

De qualquer maneira, nós todos viemos de mães. Para o canceriano, a experiência de mãe, em todas as formas, está arraigada em sua vida interior. Ele nunca escapa completamente à mãe. No fim como no começo da vida lá está a figura poderosa - representando os sentimentos, o passado, a infância e a segurança à qual aspira tão intensamente.

Vamos observar um pouco mais de perto os antigos mitos que falam da mãe. Antes dos deuses no Olimpo ou dos heróis na Guerra de Tróia, havia a Deusa Mãe. As religiões mais antigas do mundo começaram por adorar a mãe.

Para os povos antigos, mãe significa a Mãe Terra. Significa os frutos da colheita e a própria terra, de onde o homem tira o seu sustento. Em todos os países do Mediterrâneo e do Oriente Próximo, onde nasceu nossa civilização ocidental, o culto à mãe era a adoração do poder da terra de dar e tirar a vida.

A sombra
É tempo de olharmos para o lado menos agradável do caranguejo. Já vimos alguns truques que Câncer usa para manter seus relacionamentos.

Mas a maioria dos cancerianos é consciente, ainda que obscuramente, de que às vezes eles representam papéis no campo afetivo. Podem não admiti-lo nem discuti-lo. Uma das expressões favoritas de Câncer é: "Será que temos que falar sobre tudo? Certas coisas não se deve dizer". Mas o canceriano não é cego.

Com um instinto infalível, ele pode interpretar muito bem as correntes emocionais - inclusive as próprias.

Câncer e o amor
Num verdadeiro canceriano, o amor tem muito a ver com segurança. Está também muito ligado a afeição, gentileza e simpatia, e tem uma estreita relação com mãe.

Câncer é capaz de tanta paixão quanto Escorpião; mas, por ser um signo mais vulnerável, tende a ser mais discriminativo a respeito de onde essa paixão se expressa. E leva também muito tempo a se ligar a alguém, pois a confiança é terrivelmente importante para todos os signos de água.

O homem de câncer
"Não pense jamais", escreveu o poeta Rainer Maria Rilke, "que existem mais coisas na vida do que aquilo que se guardou da infância".

Para Câncer, poderíamos dizer mais acertadamente que não existem mais coisas na vida do que aquilo que se lembra da mãe.

E aí você tem a maior força e também a maior fraqueza do homem de Câncer num relacionamento amoroso. Esse homem está amarrado - de um jeito ou de outro - seja por amor ou por ódio, às vezes pelos dois - à mãe.

A mulher de câncer
Existem dois tipos de cancerianas. As mães e as Eternas Crianças. É comum elas se cruzarem; então ambas estarão numa só.

Câncer é, muitas vezes, o resumo do feminino, e a mulher de Câncer se mostra assim: de humor instável, não-racional, amando e sendo cruel alternadamente, imprevisível, gentil, carinhosa, capaz de fazer belas surpresas, enormemente enigmática e cheia de mistérios.

Não pense que, por gostar de cozinhar, ela seja doméstica, ou que, por gostar de crianças, seja dócil e não tenha suas próprias ambições.

Mulheres de Câncer podem ser intensamente possessivas, autoritárias e ambiciosas; só que têm tendência a viver tudo isso através de outra pessoas, por exemplo, o marido, o amante ou o filho.

Fonte: Liz Greene; Star Signs for Lovers, 1980.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)