Comportamento: Algo sobre aquário...

"Quando a Lua estiver na sétima casa
E júpiter, alinhado com Marte,
Reinará a paz entre os planetas
E o amor regerá as estrelas.
Esta será a aurora da Era de Aquário..."
(James Rado e Gerome Ragni, Hair)



Estes são versos de uma canção ópera-rock Hair, que se tornou sucesso enquanto reinava o flower power, o poder das flores, nos Estados Unidos, no fim da década de 1960, e que - talvez um pouco anacronicamente - virou filme no fim da década dos 70.

Por uns tempos, todo mundo falou a respeito da Era de Aquário como uma espécie de "Nova Revelação", um tempo em que cessariam as guerras, todos se amariam e uma Nova Utopia chegaria, vista através da fumaça da maconha e do arco-íris de ácido lisérgico.

Agora, passada uma década, as pessoas ainda falam sobre a Era de Aquário, mas com certo mal-estar. Hoje ela parece representar coisas como terrorismo, revolução no Irã, conflitos entre árabes e israelenses, uma diminuição do combustível no mundo e um mal-estar geral.

Será que a Era de Aquário malogrou?

Será que ela é mesmo a era do amor, da fraternidade e do flower power?

Bem, digamos, em parte, Aquário é amor e fraternidade, ou quem sabe devêssemos dizer, com mais propriedade, Aquário está relacionado com ideais - e os ideais de amor e fraternidade estão entre os muitos formulados pela avançada mente de Aquário, principalmente ideais sobre o grupo, o bem-estar da humanidade, o futuro da sociedade.

Aquário é também amplamente atraído pela ciência, pelo conhecimento, por invenções e descobertas, que vão melhorar bastante a condição humana nas gerações por vir. Fraternité, égalité, liberté - eis o grito da Revolução Francesa - é de muitas maneiras o grito de coração dos aquarianos.

Os mais nobres anseios humanos têm origem neste último signo de ar, cujo significado mais profundo simboliza o gênio inventivo humano levado a seus limites extremos, aplicado ao controle da natureza pela vontade do homem e à estruturação da humanidade numa sociedade civilizada. (...)

O aquariano tem o maravilhoso dom da lógica. Ele sabe discutir racionalmente e quase sempre com muito brilho. Quando você o desafia - ou o ofende emocionalmente -, ele não se abate.

Ele pode lidar com isso racional e analiticamente. Tem todas as respostas. Tem o dom de analisar o temperamento humano - muitos aquarianos são proeminentes no campo da psicologia - de modo a lhe dizer exatamente quais são seus motivos, quais os do outro, por que você disse isso, por que ele disse aquilo e qual a solução para o problema. Ele é tão perfeito e justo, que você acaba admirando-o, naturalmente. (...)

A sombra
(...)Por outro lado, ele não gosta muito de gente. O aquariano é um indivíduo que gosta da humanidade mas não das pessoas. Ele pode ser brusco, frio, insensível, duro, dogmático e terrivelmente estúpido quando lida com as sutilezas do relacionamento humano. 

Ele sabe se ater a princípios quando estes são a última coisa que deve ser levada em conta na situação. Seu senso de justiça pode deixá-lo furioso numa ocorrência em que era preciso apenas um pouco de tolerância.

Nessas situações típicas, em que você é alvo de uma observação rude e procura a simpatia de um aquariano, e ouve uma dissertação racional sobre o ponto em questão, é de se estranhar que não haja mais aquarianos sendo assassinados todos os dias.

Evidentemente, nem todos os aquarianos são tão insensíveis. As mulheres de Aquário, principalmente, tem uma imensa capacidade de devoção e lealdade. Mas, aqui também tudo está de tal modo ligado a seus ideais e à moral que nem sempre elas se ajustam corretamente às flutuações de um relacionamento.

E o mais importante, no meio de toda essa obsessão sobre os direitos que se deveria ou não se deveria ter, é que elas se esquecem de si mesmas - a tal ponto que pulverizam suas próprias emoções simplesmente por não terem sabido expressá-las.

O mito
Existe uma figura na mitologia antiga que sintetiza o destino e o significado de Aquário. Essa figura é Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses. Sua inspiração e sofrimento fazem parte do mito aquariano.

Zeus, o rei dos deuses, tinha ciúmes das aptidões e habilidade do homem mortal e recusou-lhes o uso do fogo, pois este - símbolo do espírito criador - os deixaria muito semelhantes aos deuses.

Mas Prometeu, ele mesmo um Deus, ou melhor, um Titã, teve piedade dos homens, pois percebia seu potencial e sabia que a atitude de Zeus era intrinsecamente errada e injusta.

Então, ele roubou o fogo do Olimpo e o ofereceu ao homem. Zeus ficou furioso, mas o presente já havia sido dado e não podia ser tomado.

E Zeus se vingou de Prometeu amarrando-o a um rochedo. A cada dia uma águia vinha devorar seu fígado, e toda noite o fígado voltava a crescer, de tal maneira que sua agonia continuou até que Hércules o libertou. (...)

Aquário e o amor
Lembre-se que os signos de ar, em geral, vivem no mundo das idéias e tendem a ter medo da emoção. Isso é mais verdadeiro para Aquário do que para os dois outros signos de ar, pois Aquário é o que chamamos de um "signo estável".

Estabilidade também pode ser traduzida como força, determinação ou firmeza, dependendo do grau de força e também do modo como essa estabilidade se harmoniza ou não com você.

Aquário, no mais das vezes, encara as emoções como fraqueza, como algo embaraçoso. Por aí pode-se deduzir que ele não é o mais efusivo nem o mais romântico dos amantes.

Muitas vezes ele é charmosamente ingênuo em assuntos do coração e mostra suas idéias, quase sempre sofisticadas. Isso é delicioso, pois em geral ele é incapaz de se fazer de Don-Juan, a menos que realmente o queira, e nesse caso ele se torna muito agradável. Os dons do aquariano não estão no reino da cortesia e do romance.

No entanto, podemos colocar a sinceridade e a lealdade entre suas virtudes. Por ser, em geral, desajeitado ao lidar com emoções, se ele alguma vez disser que a ama, estará dizendo o que pensa. 

A lealdade de Aquário tem duas origens. Ele é, provavelmente, mais capaz do qualquer outro signo de manter uma promessa feita. Então, se ele promete fidelidade, provavelmente será fiel, pois ele é leal ao ideal e tem muita auto-disciplina. 

...Não que falte paixão ao aquariano. Nada disso. Mas, ele não é muito sensual e também não fica horas e horas perdido em suas fantasias eróticas da maneira que se poderia esperar de um Touro, um Escorpião ou mesmo um Peixes.
  • Ele se ocupa pensando no Mundo e no que poderia ser feito com ele.
O homem de Aquário
Parece que a psicologia masculina combina muito bem com Aquário para realçar a tendência intelectual do signo.

O que melhor define o homem de Aquário é o pensador, sonhador, o filósofo, o cientista. Assim, o problema que todo homem encontra em nossa sociedade quando é confrontado com situações emocionais é intensificado em Aquário. Mas, ninguém está mais alheio a seus sentimentos que o homem de Aquário. (...)

A mulher de Aquário
Existem dois tipos de mulheres de Aquário. Ambas têm as qualidades básicas do signo: força, independência e pensamentos originais. 

Um dos tipos emprega a enorme auto-disciplina e dedicação inerentes ao signo no âmbito puramente pessoal. O outro sai pelo mundo, para experimentar sua força na sociedade.

Em qualquer dos casos, fica patente que ela não é uma criatura fácil nem maleável. Seu auto-sacrifício é inteiramente motivado por seus princípios e ideais, não os de outrem.

Fonte: Liz Greene; Star Signs for Lovers, Cultrix, 1980.

Comentários

Luciana disse…
Os homens aquarianos são frios,insensíveis e grosseiros.Frequentemente mal-humorados,ofendem as pessoas sem motivo,e nunca pedem desculpa.Sempre se acham com a razão.
Tato de Macedo disse…
Nem todos Luciana. Eu, por exemplo sou um gentleman. 😉

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)