ALGO SOBRE TOURO...

"O touro Ferdinando, da famosa história para crianças, é uma criatura adorável. Seu divertimento preferido é ficar aspirando o perfume das flores, ouvindo o canto dos passarinhos, desfrutando a brisa do verão. Nosso Ferdinando não faz grande coisa, contenta-se com pouco e está à vontade em seu pasto. Mas, chega um dia em que se senta numa flor com uma abela... e você pode imaginar o resto.

O touro Ferdinando é um perfeito taurino, e a história de muitos taurinos se desenrola da maneira como foi contada acima - o prazer de estar no campo sentindo o cheiro das flores; mas há sempre uma maldita abelha." (...)

O Mito
A mitologia é abundante em motivos de touros de todas as espécies. Durante, aproximadamente, dois mil anos, o animal representativo do signo de Touro foi o principal símbolo religioso da Era de Touro - que pode ser situada entre 4000 e 2000 antes de Cristo.

Na religião pagã da época o touro e a vaca eram símbolos da fertilidade da terra, pois esse período coincidiu com a aparição das grandes civilizações agrícolas à beira dos rios Tigre, Eufrates e Nilo.

Por todos esses motivos, um dos mais conhecidos e o que mais se adapta ao signo de Touro é o mito de Teseu e o Minotauro. É um mito complicado e com muitas facetas, mas ajuda a ilustra tanto as principais dificuldades como os maiores desafios que se apresentam na trajetória deste signo.

Há um outro mito pertinente a Touro que descreve mais as forças e as habilidades do signo. O de Teseu e o Minotauro retrata um dos principais problemas da vida de Touro. Vulcano (Hefaístos, em grego) é o deus que representa um lado diferente da natureza de Touro.

Na mitologia, Vulcano é o marido de Vênus. Ele é o divino artesão, o construtor, o trabalhador. Ele trabalha em sua forja, no coração de um vulcão, e lá, em sua oficina cria todas as ferramentas e objetos de beleza que conferem aos outros deuses do Olimpo seus poderes.

Todas as deidades devem algo a Vulcano, pois é ele quem forja da própria terra os atributos de poder. Ele é um alquimista; da substância bruta da terra produz ouro e objetos preciosos. É um trabalhador infatigável, com imensa força em seus ombros e braços. Representa, enfim, as qualidades de poder criativo que o taurino possui, liberado e dirigido para um útil e determinado.

A Sombra
Vamos considerar o que existe sob a superfície de todos os signos de terra: o fogo. E vamos lembrar que ele muitas vezes se apresenta como uma espécie de estranho fervor religioso ou fanatismo. Aqui se tem a sombra taurina, completamente escondida em muitos taurinos e desencadeada com força total em outros. Ninguém, mas ninguém mesmo, é melhor que o taurino para inventar sucedâneos para as religiões.

Repare na qualidade das religiões. Tomemos Karl Marx, um taurino. Hoje em dia, o materialismo dialético é tido como uma filosofia política. Ele deveria explicar os movimentos que fazem a história - tudo explicado de maneira taurina, considerando as motivações econômicas, mas esquecendo completamente outras correntes e razões. O impacto de personalidades poderosas é esquecido e o substrato do mito, os padrões e a estrutura básica da psique humana, infelizmente, são esquecidos.

Um outro exemplo de Touro: Sigmund Freud. A psicologia atual tem uma dívida incomensurável para com o Dr Freud, pois foi ele o primeiro a postular a existência do que chamamos de inconsciente, o lado oculto do homem. Se, no entanto, suas teorias no presente momento nos parecem anacrônicas, é preciso lembrar que ele foi o fundador, o construtor de uma nova visão do homem.

Freud era um verdadeiro taurino na sua maneira de ser, empírico, nada místico, pragmático, científico e construtor. Ele era também taurino em seu lado sombrio, pois a psicologia freudiana é como uma religião. Quando se lê Freud, percebe-se que ele está nos oferecendo uma nova bíblia, uma nova face de Deus, uma nova expulsão do Paraíso.

Touro e o amor
Touro é um signo muito físico. É raro o taurino que não tenha uma natureza forte e intensamente apaixonada. Touro é sensual, ama o belo e poder ser um perfeito sibarita. Este não é um signo para ascetas, a menos que você queira um fanático religioso.

Para muitos taurinos, o lado sexual de um relacionamento é prioritário. Onde há bom sexo, aí o taurino fica. Seria um erro atribuir alguma moralidade a Touro; isto, depende de seu ponto de vista pessoal, de sua geração e de seus valores particulares.

Se ele escolhe ser fiel, será muito fiel. Se não, prazerosamente seguirá sua sensualidade, tirando enorme satisfação dela, nunca permitindo que interfira na estabilidade de um casamento.

O homem de Touro
O touro é um animal extremamente masculino. Mesmo sendo considerado um signo feminino, sua versão masculina não manifesta muita feminilidade - a não ser que você considere qualidades femininas a gentileza, a voluptuosidade e o amor ao belo.

Esse signo tende a tornar os homens um pouco machistas - em grande parte porque é muito físico e também muito sensível às regras estabelecidas pela sociedade.

Assim, o homem de touro é capaz de reunir todos os atributos que a sociedade considera viris, desde roupas e posição social, até a posse de sua mulher.

A mulher de Touro
Assim como o touro é uma criatura essencialmente masculina a vaca é essencialmente feminina. Na linguagem moderna, ser comparada a uma vaca é até pejorativo, mas os gregos viam a vaca de maneira bem diferente. Eles chamavam a deusa do amor e do desejo, Vênus, de "Olho de Vaca".

E os egípcios também tinham uma deusa-vaca, Hathor, símbolo da fertilidade da Terra e das mulheres. O lado feminino do signo de Touro é muitas vezes a quintessência do instinto feminino - a imagem de sonho para muitos homens, com toda a doçura, força, sabedoria, paciência e paixão dos antecedentes de sua deusa.

Parece haver dois tipos de mulheres de Touro. A primeira é a verdadeira taurina venusiana. São mulheres lindas, com corpo perfeito, envoltas em delicioso perfume, vestidas com roupas caras e sensuais. Esse tipo de mulher de Touro é o ideal feminino de muitos homens. O problema é que elas não fazem grande coisa, nem pensam muito ou qualquer outra coisa.

O outro gênero de mulher de Touro é o tipo "natural", Ela também é uma mãe-terra, e suas qualidades de gentileza, devoção, constância e força estão igualmente ou até mais presentes que no primeiro tipo. Mas, essas são mulheres que evitam se maquilar, como gulosamente, moram no campo, detestam o fumo e querem voltar aos velhos tempos em que se vivia bem.

Se você sonha com uma mulher num chalé rodeado de plantas e flores, com um belo cavalo na cocheira e o delicioso cheiro de pão caseiro sendo desenfornado na cozinha, esse tipo de mulher de Touro é para você. Se você se enerva facilmente, porém, tome cuidado. Se gosta de viajar, discuta com ela os planos com pelo menos três meses de antecedência e, pelo amor de Deus, não mude de ideia na última hora.

Fonte: Liz Greene. Star signs for lovers, 1980.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo