Oxford University: Eis que surge...

 O violino. 

O primeiro registro claro de um instrumento semelhante ao violino vem de pinturas de Gaudenzio Ferrari. Em sua Madonna da Laranjeira, pintada em 1530, um querubim é visto tocando um instrumento de arco que claramente tem as marcas dos violinos. Alguns anos depois, em um afresco dentro da cúpula da igreja de Madonna dei Miracoli em Saronno, os anjos tocam três instrumentos da família dos violinos, correspondentes a violino, viola e violoncelo. Os instrumentos retratados pela Ferrari têm tampos dianteiros e traseiros abaulados, cordas que alimentam cravelhames com cravelhas laterais, e buracos em forma de f. Eles não têm trastes. A única diferença real entre esses instrumentos e o violino moderno é que o de Ferrari tem três cordas e uma forma curvada mais extravagante.[11] Não está claro exatamente quem fez esses primeiros violinos, mas há boas evidências de que eles se originam do norte da Itália, nas proximidades (e na época da órbita política) de Milão. Não apenas as pinturas da Ferrari estão nesta área, mas na época cidades como Bréscia e Cremona tinham uma grande reputação pelo artesanato de instrumentos de corda.

A evidência documental mais antiga para um violino está nos registros da tesouraria de Savóia, que pagou por "trompettes et vyollons de Verceil", ou seja, "trompetes e violinos de Vercelli", a cidade onde Ferrari pintou sua Madonna do Laranjeira. O primeiro uso escrito existente do termo italiano violinoocorre em 1538, quando "violini Milanesi" (violinistas milaneses) foram levados a Nice ao negociar a conclusão de uma guerra.[12]

O violino rapidamente se tornou muito popular, tanto entre músicos de rua e a nobreza, o que é ilustrado pelo fato de que Carlos IX de França encomendou uma ampla gama de instrumentos de corda na segunda metade do século XVI.[13] Por volta de 1555, a corte francesa importou de uma banda de dança de violinistas italianos e em 1573, durante uma celebração de Catarina de Médici, "a música foi a mais melodiosa que já se viu e o balé foi acompanhado por cerca de trinta violinos tocando muito agradavelmente uma melodia de guerra", escreveu um observador.[14]

O mais antigo violino sobrevivente confirmado, datado dentro, é o "Charles IX" de Andrea Amati, produzido em Cremona em 1564, mas o rótulo é muito duvidoso. O Metropolitan Museum of Art tem um violino Amati que pode ser ainda mais antigo, possivelmente datado de 1558, mas, assim como o Charles IX, a data não é confirmada.[15]Um dos mais famosos e certamente o mais primitivo é o Messiah Stradivarius(também conhecido como 'Salabue') feito por Antonio Stradivari em 1716 e muito pouco tocado, talvez quase nunca e em um estado como novo

Agora está localizado no Museu Ashmolean de Oxford.

Fonte: Wikipedia 

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