"Super": Se os tubarões fossem homens...

Seriam eles mais gentis com os peixes pequenos?

Certamente, se fossem homens, os tubarões, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como vegetal. 

Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.

Naturalmente haveria também muitos cursos nas gaiolas, como não? Nas aulas, os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubarões. 

Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a gestão do conhecimento  para compreender que é facultativo - somente aos tubarões - o prazer de deitar preguiçosamente em suas redes de balanços.

A aula primordial seria, obviamente, a ética profissional (para não dizer formação moral, algo há muito sepultado cá em terras tupininquins). 

Aos peixinhos haver-se-ia de ensinar que o ato mais grandioso e mais sublime é o sacrifício  voluntário, desabrido e alegre de um peixinho em prol da boa (e mais que merecida) vida dos tubarões, e que todos deveriam acreditar nisso com o mais absoluto desprendimento, altruísmo e devoção, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura.

Os peixinhos saberiam, de pronto, que este futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência servil e obsequiosa.

Ao final, cada peixinho devotado que, na guerra travada da labuta diária, matasse alguns outros peixinhos inimigos seria honrosamente condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia, não o título vil de propriedade, mas sim o inestimável título de herói.
Bertolt Brecht
Comentário: Ao cabo de 2011, tenho cá também um grito entalado na garganta... 
CANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALHAS!

Comentários

Cristian Korny disse…
cara, aí vc delineou a coluna vertebral da dominação, acho que seria grande partir pra ossos e órgãos,..

ontem eu vi no fantástico o eike batista dando receita de riqueza e destaques às supertições do rapaz... bem, eu tô cansado de unir dinheiro e irracionalidade para justificar os ganhos sem tamanhos no mercado financeiro, tem gente lucrando muito com a crise, basta observar o citado cidadão que desde 2008 tem aumentado seu capital...

além do que, receitas de riqueza se encaixam na propaganda ideológica que são o primeiro front dos banqueiros para defender as mentiras do capitalismo, como o politicamente correto, os resultados positivos, para não emergirem visíveis as ocultações, distorções, violências e destruição do mundo do trabalho... que, dizem eles, não existe mais (o trabalho).

mas, como sempre, os atochados são os assalariados, os pensionistas e os que nada têm

tá confuso, mas vou melhorar... disse einstein que kant disse que nenhum pensamento novo poder ser expresso como síntese, e eu concordo.

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)