Ações de Viúvas são as melhores

Fala Professor

Ações de Viúva


As ações que pagam dividendos tendem a proporcionar,

no longo prazo, rendimentos superiores aos das demais

(Ari Abreu - Professor e Engenheiro Mecânico)


As ações que pagam bons dividendos são conhecidas pelo mercado como ações de viúva. Os maiores operadores do mercado buscam negociar com ações que tenham grandes volumes negociados e apresentem fortes oscilações de forma a comprar na baixa e vender na alta, dentro de curtos períodos. Entretanto, as ações de viúva mostram-se como boa alternativa para o investidor que pretende permanecer com as ações em seu poder por longos períodos, não possui um capital muito elevado e não dispõe de tempo e capacidade emocional para acompanhar o mercado diariamente, diz o professor Ari Ferreira de Abreu, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da USP.


Analistas e investidores do mercado financeiro no Brasil sempre tiveram preconceito diante das ações que pagam dividendos elevados, aquela parcela do lucro distribuída aos acionistas. Apelidados de “ações de viúva” (porque seriam ideais para serem deixadas de herança), tais papéis costumam ser encarados como sinal de ausência de projetos atuais nas companhias. Nos últimos anos, porém, um número cada vez maior de aplicadores decidiu apostar em carteiras nessa categoria, incentivados por uma temporada de lucros recordes em setores da economia como o de utilities (prestação de serviços de energia, gás, telefonia), siderurgia e bancos.

  • O investimento em dividendos pode ser uma boa opção para quem quer diversificar o portfólio com papéis de menor volatilidade e que funcionem como uma poupança"

Para guiar os investidores na hora de aplicar nesse tipo de papel, o professor criou, em junho DE 2004, dois indicadores:

  1. o Índice Pleno (que contempla a valorização das ações e os rendimentos com dividendos),
  2. e o curioso Índice de Acompanhamento das Ações de Viúva (IAAV), que exclui o imposto de renda sobre o ganho de capital.
O principal indicador para quem quer apostar nessa categoria de renda variável é o chamado dividend yeld, que mostra o retorno em dividendos frente ao preço da ação. Quanto mais alto o yeld, maior o valor do dividendo pago. No Brasil, o índice foi de 4,75% em 2005, por exemplo, mas há papéis que pagam muito acima desse percentual. Isso ocorre entre as empresas que repassam seus lucros integralmente, embora a Lei das Sociedades Anônimas determine a distribuição mínima de 25%. “Aplicar em ações que pagam dividendos é recomendado para quer uma opção de segurança e menor volatilidade”, diz Lúcio Graccho, diretor de renda variável do HSBC Investiments.

BONS PAGADORES, DE DIVIDENDOS
Saiba quais as empresas que ofereceram as melhores taxas de retorno (o chamado dividend yeld) ao acionista entre aquelas que distribuíram valores recordes de dividendos em 2005 em relação aos últimos 20 anos:

EMPRESA/AÇÃO

RETORNO

Unibanco UnN1

9,39%

Telemar Norte Leste ON

6,09%

Ambev ON

4,79%

Itausa PN

4,44%

Ambev PN

4,41%

Gerdau PN

4,13%

Petrobras PN

3,86%

Petrobras ON

3,47%

Vale do Rio Doce PNA

3,20%

Vale do Rio Doce ON

2,81%


Ari de Abreu - é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da UNB Contábil, e autor do livro Fundamentos de Contabilidade utilizando o Excel, no ano de 2006, pela editora Saraiva.



Fonte: Ação e Comunicação

Comentários

Unknown disse…
Olá Tato, sou eu de novo!
Fico me perguntando: por que você resiste tanto em se retratar. Vai ao "Conversa Afiada" e tergiversa. Fala, fala, fala, e não diz nada. Tem a última mensagem para você lá. Eu sou persistente, principalmente quando se cometem injustiças.
Fico me perguntando: qual o motivo de uma pessoa ter tanta resistência a dizer: "errei"! Será vaidade?
Não se preocupe, será a última vez que insisto, pois para alguém aprender algo, tem que estar aberto a tanto. Do contrário, é dogma.
Att.
João Batista
Tato de Macedo disse…
Olá João,

Enorme satisfação em revê-lo por aqui.

Obrigado e volte sempre.

Abraços (por trás) ao seu criado, Nassifú
Unknown disse…
Tato:
Desisto! Não dá para dialogar com quem acha que sabe tudo...olho seu blog, notícias avançadas; vejo suas respostas na nossa contenda: digna de um membro da Opus Dei...
Desisto! Tenho mais o que fazer do que tentar tirar alguém da caverna de onde vive (parafraseando Platão).
Sabe, um dia falei para um amigo: prefiro alguém do "centro" (politicamente falando), que seja democrático, do que determinadas pessoas que se dizem de esquerda....quanto mais vivo, quanto mais participo de embates políticos (não apenas na internet, além da formação intelectual também sou adepto à praxis política) mais vejo que tem setores e pessoas que se dizem "da esquerda", (esquerdalha, pseudoesquerda, dê o nome que quiser) que faria um bem enorme a si e a todos se fossem para a direita (PSDB/DEMOS).
Pense, mas acho que você é um caso perdido.
Tato de Macedo disse…
Prezado João,

O Clipping do Tato sente-se envaidecido com sua visita.

Sua opinião é muito importante para nós.

Seus comentários, críticas e sugestões serão sempre bem-vindas, tenha certeza.

Obrigados e volte sempre !!!

Clipping do Tato
Unknown disse…
Dividendos são atraentes para várias razões, como você apontou. Eu gosto de investir em ações que pagam dividendos, porque eles são genes investimentos seguros de rali. Dividendos podem indicar indicação que a empresa é financeiramente saudável.
dividendos do Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo